Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Presidente da Emap defende e garante serviços de ferry boats

Segundo Gilberto Lins, atualmente, cinco embarcações estão funcionando normalmente e realizando viagens diárias entre Cujupe e Ponta da Espera.

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Gilberto Lins, esclareceu, nesta segunda-feira (23) ,que o serviço aquaviário no Maranhão está funcionando normalmente. Logo cedo, em entrevistas ao Grupo Mirante, ele negou que haja uma crise ou colapso na prestação do serviço à população maranhense. Atualmente, cinco embarcações estão funcionando normalmente e realizando viagens diárias em ambos os terminais: Ponta da Espera e Cujupe. Uma embarcação, o ferry José Humberto, foi retirada do sistema por apresentar falhas mecânicas constantes e insatisfação aos usuários no tempo de viagem. A embarcação voltará ao sistema somente se todos os parâmetros de navegação estiverem em total conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Lei n° 9.985/2014 e pela Resolução nº 01/2015.

Em seguida, o presidente da EMAP foi até a Assembleia Legislativa do Maranhão para diálogo com os deputados estaduais. Ele prestou esclarecimentos de forma voluntária, mostrando toda a melhoria que tem sido realizada pela empresa. Na reunião, o presidente também convidou a bancada para visitar os terminais e ainda se comprometeu em apresentar um plano de melhoria para o transporte aquaviário.

O presidente explicou que a Emap assumiu a responsabilidade do sistema aquaviário há apenas cerca de 8 meses e que, por isso, propostas de melhorias ainda estão sendo implantadas e outras sendo estudadas, como uma nova modelagem para o sistema. Mesmo assim, o presidente mostrou muito do que já foi feito nos terminais, que, por exemplo, agora tem internet de alta qualidade (que vai chegar à travessia). Além disso, Gilberto Lins (foto) destacou a ampliação das rampas de acesso, a melhoria já realizada nas passarelas de acesso e na organização dos veículos que aguardam embarque.

“O presidente do Porto trouxe várias providências que já estão sendo realizadas pela EMAP. Os deputados fizeram seus questionamentos e sugestões. Trazer propostas, soluções e conhecimento de como tudo está funcionando, é sinal de diálogo aberto. Acreditamos que todas providências serão tomadas”, pontuou a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale.

“Os deputados estão fazendo o seu papel. E eu, como servidor público, sempre estarei à disposição para prestar qualquer esclarecimento que se faça necessário. Essa é a nossa forma de fazer gestão, com transparência e contato direto com a Assembleia e a população maranhense. E assim vamos seguir, como é da orientação do nosso governador Carlos Brandão.”, ressaltou Gilberto Lins.

MAIS MELHORIAS – O presidente Gilberto Lins ainda anunciou melhorias para o serviço aquaviário do Maranhão. A primeira melhoria é a revitalização e modernização da embarcação Cidade de Pinheiro, da empresa Internacional Marítima, que deverá entrar em operação no mês de dezembro e contará com novos equipamentos e sistemas de segurança. A segunda melhoria é o estudo de outra embarcação para atuar na Baía de São Marcos. A EMAP ainda não tem uma data específica para a entrega dessa nova embarcação, mas o objetivo é aumentar a oferta de viagens, com até sete ferryboats operando, e melhorar a qualidade do serviço.

“Estamos trabalhando para melhorar a qualidade do serviço aquaviário no Maranhão”, afirmou Gilberto Lins. “As melhorias anunciadas hoje, vão garantir mais celeridade e conforto aos passageiros.”

 

Fonte:
Site oficial da Emap