Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Syngamar comemora o aniversário de trinta e quatro anos

A Presidente da entidade, Lídia Pflueger Pereira dos Santos, recebeu os convidados em um almoço festivo realizado no Restaurante Por Acaso.

No começo de tudo, os pioneiros Ernest Otto Pflueger e Mário Flexa Ribeiro, quando do lançamento da pedra fundamental da sede do Syngamar, na área do Complexo Portuário do Itaqui, em 31 de janeiro de 1997.

Criado em 20 de outubro de 1989, o Syngamar – Sindicato das Agências de Navegação do Estado do Maranhão, completa 34 anos de uma história repleta de conquistas e realizações. Fundado pelos portuários pioneiros do Maranhão, como Ernest Otto Pflueger, Mário Flexa Ribeiro, Nunes dos Santos, Fernando Castro, Noel Magioli, João Pereira Filho e Benedito Salim Duailibe.

O embrião de tudo foi a partir da criação, em 1983, da Associação Profissional dos Agentes Marítimos e Entidades Estivadoras nos Portos do Maranhão. O primeiro presidente foi uma das referências portuárias de então, o empresário Manoel Nunes dos Santos Filho. Nascia assim a semente de um projeto e de uma representatividade consolidada algumas décadas depois conhecida pela sigla Syngamar. Assim mesmo, com Y, pois conforme explica Noel Magioli, foi uma ideia de Ernest Pflueger para dar um aspecto “mais internacionalizado” à entidade recém criada.

O primeiro presidente do Syngamar, já organizado como sindicato, foi Ernst Otto Pflueger. Hoje, 34 anos depois, é a sua filha, Lídia Pflueger Pereira dos Santos, representante da mesma empresa, a Harms & Cia, empresa familiar que herdou do pai, quem comanda o Syngamar eleita para um mandato que vai até o ano de 2025.

Omo registro histórico, a primeira diretoria do Syngamar foi eleita e tinha os seguintes membros: Presidente: Ernst Otto Pflueger (Harms & Cia); Secretário: Fernando José Machado Castro (Arens Langen); Tesoureiro: Roberto Santos Flexa Ribeiro (Pedreiras Transportes); José Ribamar de Souza (Salim Duailibe Filho & Cia); Antônio Maria de Jesus; Noel Magioli Jr. (St. Philips – hoje N Magioli); Mário Flexa Ribeiro(Pedreiras Transportes); João Pereira Filho (Costa Norte Marítima); Benedito Salim Duailibe; Raimundo Nonato Pereira e Said Kozman Kems (PMK Marítima).

Em seguida, ocuparam os cargos de presidentes – alguns deles como Ernest Pflueger e Jorge Afonso em vários mandatos – nomes como Fernando José Machado Castro; Jorge Afonso Quagliani Pereira (Even Keel Ltda); Noel Pereira e, atualmente, para o mandato de 12 de outubro de 2022 a 11 de outubro de 2025, Lídia Pflueger Pereira dos Santos.

Além da representante da Harms, fazem parte da atual diretoria do Syngamar; Emmanuel Rodrigues Arruda Sampaio; Arthur Da Anunciação Neto; Thyago Felix Matos de Araújo; Dannyel de Lima Pereira; Marcos César Ferreira Dantas; Carlos Cristiano Bezerra Lima; Ironilton Abreu Silva e André Filipe Santos Nogueira.

A data especial pelo aniversário de 34 anos do Syngamar foi comemorada com um almoço, na última sexta-feira, 20/10, com a participação de todas as agências filiadas, colaboradores, autoridades portuárias e representantes de entidades parceiras como Receita Federal, Vale, Polícia Federal, Emap, Praticagem, Soamar e Capitania dos Portos do Maranhão. Esta, representada pelo CMG Roberto Januário, Capitão dos Portos do Maranhão.

A presidente Lídia Pflueger usou da palavra para destacar algumas das principais ações de sua diretoria e da responsabilidade profissional com que tem conduzido – com a ajuda de todos – os destinos da entidade e de todas as suas filiadas. “Nosso objetivo maior é dar as nossas agências filiadas o apoio necessário, como instituição, para que cada uma delas possam desempenhar suas obrigações portuárias de modo a promover, com responsabilidade, o crescimento do Complexo Portuário do Maranhão”. Disse, seguido de um agradecimento geral a todos os presentes.

Veja a seguir, fotos do evento, que aconteceu no Restaurante Por Acaso.