Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Itaqui se prepara para ter seu programa de descarbonização 

“A descarbonização é um projeto muito ambicioso, pois converterá o Porto do Itaqui no primeiro porto brasileiro com esses indicadores definidos e um plano para tratá-los

O Porto do Itaqui se prepara para lançar o seu plano de descarbonização, pioneiro no Brasil entre os portos. O principal objetivo é reduzir as emissões de gases de efeito estufa em todo o complexo portuário. Sua elaboração é resultado de uma parceria inédita no Brasil, com o Porto de Valência, que fica na Espanha. O plano tem previsão para ser entregue em outubro de 2024. As ações para a elaboração do Plano de Descarbonização do Porto do Itaqui já começaram com a presença de representantes do Porto de Valencia que, na terça-feira (26), estiveram reunidos com representantes das empresas operadores que atuam no Itaqui.

Equipe de trabalho do Programa de descarbonização.

Como parte do cronograma do contrato, o trabalho conjunto começará com um mapeamento inicial das emissões de gases de efeito estufa, abrangendo caminhões e veículos que circulam na poligonal do porto, navios e todos os equipamentos portuários. A partir desse estudo, será elaborado todo o plano de descarbonização, que vai orientar ações e investimentos com um direcionamento mais preciso, objetivo e estratégico. A equipe da Valencia Port também esteve visitando todas as empresas que operam  no porto do Itaqui. A gerente de meio ambiente, Luane Lemos, acrescentou que o engajamento de todo o Complexo é essencial para o sucesso de cada etapa. “É muito importante que todas as empresas dentro do complexo entendam a importância do plano e participem dessa jornada junto conosco”, disse. “A descarbonização é um projeto muito ambicioso, pois converterá o Porto do Itaqui no primeiro porto brasileiro com esses indicadores definidos e um plano para tratá-los”, reforçou Josep Sanz, coordenador técnico do Porto de Valência.

“O projeto começou no mês de agosto e já estamos trabalhando diretamente com a EMAP e as empresas do porto no levantamento das informações que precisamos para calcular a pegada de carbono. Esse cálculo tem previsão de apresentação aqui, no porto, em fevereiro e o projeto se estenderá até outubro do próximo ano, com o plano de descarbonização completo”, finalizou Aurélio Lazaro- Chefe de projeto do Porto de Valência. “A equipe está fazendo levantamentos dos possíveis impactos ambientais e estratégicos que poderão mitigar esse problema. A partir desses estudos, nós vamos preparar o futuro, ou seja, vamos ter um projeto consciente de descarbonização do Porto do Itaqui, o primeiro porto brasileiro que vai ter esse estudo  e que vai começar a implementar  a descarbonização”, relatou Marcelo Coelho, diretor de planejamento da EMAP.

 

Fonte: Emap