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Porto do Itaqui realiza a sua primeira operação ship to ship

A operação envolveu os navios Torm Helene e o Romulo Almeida, sendo que este recebeu uma carga de 31.000 metros cúbicos de Diesel S10.

No último dia 6 de setembro o Porto do Itaqui realizou a sua primeira operação ship to ship (STS), uma manobra de transferência de carga entre dois navios em mar aberto ou em áreas portuárias. A manobra garante a eficiência logística ao permitir a transferência de carga entre navios, economizando tempo e combustível. A operação ship to ship oferece flexibilidade na distribuição de carga, reduz custos, evitando taxas portuárias e outros custos associados a portos, maximiza a eficiência operacional, pois reduz o tempo de espera.

O navio Torm Helene atracou no berço 106 para iniciar sua operação de descarga para a terra. No dia 6 de setembro, o navio Romulo Almeida realizou uma manobra de atracação a contra bordo do navio Torm Helene de quem recebeu o carregamento de 31.000m3 de Diesel S10. A operação, considerada um sucesso, durou aproximadamente 48 horas.

A partir deste momento, a operação STS será comum no Itaqui, dependendo exclusivamente da demanda. Em termos de ganhos operacionais, podemos indicar que teremos otimização da fila de navios, incremento de movimentação nas operações de granéis líquidos, e consequentemente, na receita gerada por esta operação. Porém é difícil estimar ainda sem ter a certeza da frequência em que estas operações irão ocorrer.

Hub de combustíveis – O Porto do Itaqui é um dos mais importantes canais de recebimento e distribuição de derivados de petróleo do Brasil, recebendo diesel, gasolina, querosene de aviação (QAV), gás de cozinha (gás liquefeito de petróleo) e combustível marítimo (MGO) de outros países e também de outros estados do país. O combustível chega por navios e uma parte é descarregada até as distribuidoras para abastecerem, por ferrovias e rodovias, os postos de gasolina dos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Pará. Outra parte é transferida de um navio para outro menor, para distribuição dessa carga para outros portos do litoral brasileiro, como Fortaleza (CE), Belém (PA) e Itacoatiara (AM).

Teste – Vale lembrar que, no dia 12 de julho deste ano, no Porto do Itaqui, foi realizado o primeiro teste de atracação de navios a contra bordo para operação de granéis líquidos. A simulação foi realizada no berço 106. O mesmo em que a operação pra valer foi realizada. O teste, realizado os navios Flagship, originário dos Estados Unidos, e Nave Atria, vindo de Belém (PA), teve por objetivo demonstrar a segurança da manobra para as autoridades responsáveis pelo processo de autorização desse tipo de operação no porto público do Maranhão.