Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Parceria Sindomar, Ogmo e Emap fortalece a atividade do Itaqui

Colaboração tem sido marcada por ações institucionais conjuntas de modo a contribuir aumento da competitividade do terminal maranhense

A parceria entre o Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão (SINDOMAR), o Órgão Gestor de Mão de Obra Avulsa do Porto do Itaqui (OGMO) e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) vem contribuindo para o fortalecimento e a promoção da atividade portuária no Porto do Itaqui. Esta colaboração tem sido marcada por ações institucionais conjuntas a exemplo da realização, na última semana, do II Seminário de Direito do Trabalho Portuário e da participação como um dos membros do Conselho da Atividades Portuária (CAP), é um órgão consultivo e normativo, criado pela Lei nº 8.630/93 e atualizado pela nova Lei dos Portos (12.815/13).

O Porto do Itaqui é um dos principais terminais portuários do Brasil e desempenha um papel crucial no comércio exterior e na economia do estado do Maranhão. Para manter e ampliar sua eficiência, é essencial que os diversos atores envolvidos na atividade portuária colaborem de maneira coordenada e eficaz.

Legenda: O presidente do SINDOMAR, Daniel Pereira, com o presidente da EMAP, Gilberto Lins, e o diretor de Operações da EMAP, Hibernon Marinho.

O SINDOMAR representa os operadores portuários, empresas que atuam diretamente na movimentação de cargas e o OGMO é responsável pela gestão da mão de obra portuária avulsa, garantindo uma alocação eficaz dos trabalhadores para atender às demandas do porto. Enquanto isso, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) é responsável pela administração e modernização das instalações portuárias do Itaqui.

“Atuarmos de forma conjunta em diversos espaços de discussão garante aumento na movimentação de cargas, alocação assertiva de investimentos privados em infraestrutura e equipamentos, além de mais emprego e renda para as cadeias produtivas do estado impactadas diretamente por nossos associados, explica o presidente do SINDOMAR, Daniel Pereira.

A parceria tem resultado em ações concretas para melhorar a competitividade do Porto do Itaqui. A modernização das instalações, a otimização dos processos logísticos e a capacitação da mão de obra portuária são apenas alguns exemplos das conquistas alcançadas por meio dessa colaboração.

“A parceria entre o SINDOMAR, OGMO e EMAP é um exemplo inspirador de como a comunidade portuária pode contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento do setor através de ações conjuntas”, pontua a Diretora Geral do OGMO, Ana Barbosa.

Para Gilberto Lins, presidente do Porto do Itaqui, “a relação Emap, Sindomar e OGMO se fortalece a cada dia, afinal, todos trabalhamos pelo mesmo objetivo que é continuar fazendo do Porto do Itaqui uma referência em equipamento portuário. E, assim, seguiremos trabalhando”.

Participação no CCPI – Outra parceria importante entre o SINDOMAR, OGMO e a EMAP é a participação no Conselho Consultivo do Complexo Portuário e Industrial do Porto do Itaqui (CCPI), presidido pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão. Criado em 2019, o CCPI tem por objetivo aproximar o porto público das empresas, setor acadêmico e governo estadual. O SINDOMAR esteve na última reunião do CCPI, realizada nesta quarta-feira (27). Durante esses encontros, são debatidas sugestões para a extensão e melhoria dos serviços do Porto do Itaqui e de todo o complexo portuário e industrial.

 

Fonte:
WComunicação – Assessoria e Consultoria