Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Grupos de Escoteiros do MA dizem sim ao Dia Mundial da Limpeza

Além do 18TÂO, teve ainda da participação do 5º Grupo de Escoteiros do Ar Domingos da Silva Borges e Escoteiros do Mar Norberto Pedrosa.

Presente em todas as principais datas cívicas e socioambientais do calendário, o Grupo de Escoteiros 18TÂO não deixou passar a em branco o 16 de setembro, dia em que se comemora o Dia Mundial da Limpeza. O movimento, que teve a iniciativa das Secretarias de Meio Ambiente do Maranhão, e de São Luís, aconteceu no Parque do Itapiracó, área do Turu/Cohatrac, que tem suas reservas preservadas e serve de ambiente para caminhada, exercício e trilhas para a comunidade, como uma das opções de lazer natural que a ilha oferece.

Além do Grupo de Escoteiros 18TÂO, teve ainda da participação do 5º Grupo de Escoteiros do Ar Domingos da Silva Borges e o Grupo de Escoteiros do Mar Norberto Pedrosa. O Dia Mundial da Limpeza serviu assim para a reunião de dezenas de crianças e jovens em um mutirão de limpeza que resultou na coleta de dezenas de sacos de lixo de toda ordem. Foram recolhidos metais, sacos plásticos, restos de tecidos e carcaças de animais. A programação  contou ainda com palestras, jogos, passeios nas trilhas e oficinas ministradas pelos Agentes das Secretarias de Meio Ambiente.

Para o assessor especial do 18TÂO Francisco dos Santos Borges, em membro do Comitê Nacional do Limpa Brasil, a data representa uma oportunidade a mais para que a sociedade dê uma resposta positiva em defesa do nosso planeta. “Estamos aqui juntos com grandes parceiros para realizar o Dia Mundial da Limpeza. Para isso estamos contando com a ajuda dos escoteiros, dos estudantes e representantes das comunidades vizinhas aqui do Itapiracó. Nossa mensagem é que todos se preocupem e tenham a responsabilidade de deixar um mundo um pouquinho melhor para as próximas gerações. O que estamos fazendo aqui, neste dia de sábado tão especial para o meio ambiente é, apenas, o pontapé inicial de uma longa e interminável jornada”, afirmou.

Além da presença dos grupos escoteiros e de alunos de algumas escolas convidadas, o evento teve ainda a colaboração de diversos parceiros, como as empresas Sevimar Engenharia, Orizon e a AVEN. Cada uma contribuindo com uma parcela de ajuda importante para o sucesso do evento. Para o Secretário de Meio Ambiente do Estado, Pedro Carvalho Chagas, que prestigiou o evento, a participação dos escoteiros representou um marco na data. “Graças a esses jovens e os cuidados manifesto à natureza, recolhemos quase uma tonelada de lixo, uma prova incontestável da necessidade de conscientização das pessoas que usam o Parque do Itapiracó e de sua preservação ambiental”, disse.

ADOTE UM ESCOTEIRO: O Grupo de Escoteiros do Mar 18TÂO trabalha com 90% do seu efetivo de crianças e jovens carentes e para realizar suas atividades criou o projeto “Adote Um Escoteiro”. A Presidente explica que o objetivo de cooptar esses padrinhos e madrinhas é garantir recursos para compra de fardamentos e participação dos seus afilhados no dia a dia do Grupo. “Quero agradecer as madrinhas Fabiane Valéria Almeida Nunes, Justina Almeida Nunes, Rosilda Silva e aos padrinhos Benedito Vasconcelos e Denielson Miguel Viana por terem dito sim a este projeto tão necessário para as atividades dos 18TÂO’, concluiu Telma Maria Aniquites Nunes. Para saber mais sobre “somo adotar um escoteiro você pode entrar em contato pelo e-mail telma.aniquites@gmail.com e/ou pelo celular 989 9130 2024.

FOTOS DAS ATIVIDADES DO DIA MUNDIAL DA LIMPEZA NO PARQUE ITAPIRACÓ