Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

ATP espera ter diálogo produtivo com novo ministro de Porto

O novo ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho tomou posse em cerimônia em Brasília. Ele substitui Márcio França que assume pasta de Micro e Pequenas Empresas

A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), que representa 33 empresas de grande porte e congrega 61 Terminais de Uso Privado (TUPs) do país, cumprimenta o novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, com quem espera ter diálogo aberto, transparente e produtivo para colaborar com soluções que garantam o desenvolvimento do Brasil e do setor, importante para a economia nacional. Da mesma forma, agradece a Márcio França pela sua atuação à frente da pasta.

A ATP acredita na sensibilidade do novo ministro, signatário da Frente Parlamentar dos Portos Nacionais e Transportes Aquaviários, à frente de um setor extremamente importante. Silvio Costa Filho pode ser um grande parceiro na viabilização de projetos para que o país avance ainda mais, especialmente com a atuação dos Terminais de Uso Privado.

Para se ter uma ideia, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os Terminais de Uso Privado são os grandes responsáveis pelo aumento da movimentação portuária no país.

No último semestre, os portos organizados e os TUPs movimentaram, juntos, 616 milhões de toneladas, o que, no total, representa um salto de 6,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ainda, segundo os dados oficiais, os Terminais de Uso Privado foram responsáveis por movimentar, no último semestre, 402,7 milhões de toneladas, o que representa aumento de 7,7% em relação ao mesmo período de 2022.

As associadas da ATP, juntas, movimentam 56,7% da carga portuária brasileira e respondem pela geração de 47 mil empregos diretos e indiretos. São empresas que se destacam por suas performances positivas e por recordes sucessivos de movimentação. Atuam em áreas fundamentais da economia brasileira, como os setores de mineração, siderurgia, petróleo e gás, agronegócio, contêineres e complexos logísticos, contribuindo para o saldo positivo da balança comercial nacional e para tornar o comércio exterior brasileiro mais robusto.

Na foto o diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários, Murillo Barbosa, com o novo Ministro dos Transportes Silvio Costa Filho. Ele substitui Márcio França, que passará a comandar o Ministério da Micro e Pequena Empresa.

 

Fonte: Assessoria ATP