Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Marinha e DPC lançam aplicativo para segurança dos portos

O aplicativo, que recebeu o nome de NAVSEG, tem como objetivo ajudar condutores e passageiros de embarcações em todo o Brasil

Começou a funcionar nesta quarta-feira (13) o aplicativo gratuito Navseg, que tem como objetivo dar mais segurança para os condutores e passageiros de embarcações no Brasil. O foco é atender barcos recreativos e esportivos. A ferramenta virtual foi lançada nesta quarta de forma simultânea no Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Salvador, Natal, Belém, Rio Grande do Norte, Ladário, no Mato Grosso do Sul, e no Distrito Federal.

Desenvolvido em parceria entre o Ministério do Turismo e a Marinha do Brasil, o aplicativo pretende otimizar as ações da Marinha no aumento da segurança da navegação, especialmente para a proteção de embarcações de esporte e de recreação. O Navseg também pode ser utilizado por condutores de embarcações de pequeno e médio porte, como as de pesca, de turismo náutico e de transporte comercial de passageiros ou de carga.

Para utilizar o aplicativo, o usuário precisa baixar o Navseg, cadastrar os dados do condutor e da embarcação, registrar o plano de viagem e compartilhá-lo quando for navegar. A ferramenta virtual usa o sinal da rede de telefonia celular para acompanhar a posição em tempo real dos navios que utilizam a plataforma, permitindo que todos os dados sejam monitorados pela Capitania dos Portos mais próxima durante todo o período de navegação. Para as autoridades marítimas, o aplicativo vai ser fundamental para uma rápida resposta em caso de acidente ou necessidade de socorro.

Entenda como funciona o novo aplicativo NAVSEG

A Marinha do Brasil, por meio da Diretoria Portos e Costas, em parceria com o Ministério do Turismo, desenvolveu o aplicativo NAVSEG, um APP gratuito que trará mais praticidade e segurança a condutores e passageiros de embarcações de todo o país.

O NAVSEG chega para reforçar as ações da Autoridade Marítima brasileira no incremento da segurança da navegação, especialmente das embarcações de esporte e recreio. Mas o NAVSEG também pode ser utilizado por condutores de todas as embarcações de pequeno e médio portes, como as de pesca, de turismo náutico e de transporte comercial de passageiros ou de carga. Basta baixar o APP, cadastrar os seus dados e da sua embarcação, registrar o seu Plano de Viagem e compartilhá-lo quando for navegar.

O princípio de funcionamento do APP NAVSEG se baseia na transmissão voluntária de dados específicos da sua embarcação para a Marinha do Brasil, por meio de sinal da rede de telefonia celular. Assim, o Comandante da embarcação, ao compartilhar sua localização no APP NAVSEG, permite que a Capitania dos Portos responsável pela área onde estiver navegando acompanhe, automaticamente, a posição e dados da sua embarcação.

NAVSEG otimiza, assim, a segurança do condutor e passageiros de uma embarcação, uma vez que as informações compartilhadas pelos condutores são disponibilizadas para a Marinha durante todo o período da navegação. Dessa forma, em caso de necessidade de socorro ou salvamento, é possível identificar – e localizar – mais facilmente a embarcação em perigo e providenciar o envio de socorro.

O NAVSEG –  disponível gratuitamente, nas plataformas Android e IOS – também substituirá o “Aviso de Saída”, documento previsto nas Normas da Autoridade Marítima em que o navegador informa o Plano de Viagem da sua embarcação ao late Clube, Marina ou Capitania, conforme o caso. Com o NAVSEG, o Comandante da embarcação terá a facilidade e a conveniência de lançar os dados de sua viagem diretamente no aplicativo (número de inscrição da embarcação, nome e dados de inscrição dos tripulantes e passageiros, plano de viagem etc), dispensando a necessidade de se deslocar fisicamente até a sede do late Clube, Marina ou Capitania para a entrega do formulário.

Mas além da Marinha monitorar o trajeto em tempo real, acompanhando os movimentos da embarcação desde a sua partida até a chegada ao destino informado, com o uso do NAVSEG a sua Marina ou late Clube, cadastrados no APP, também receberão um email informando quando iniciar sua navegação e outro informando a sua chegada, emitidos automaticamente pelo APP.

Com essas funcionalidades, o NAVSEG contribui significativamente para a segurança da navegação, minimizando riscos e fornecendo informações fundamentais para a Marinha prestar socorro, em caso de necessidade de perigo à vida.

Ao final da viagem, o usuário apenas informa sua chegada pelo próprio APP e a Capitania dos Portos recebe a informação de que a embarcação encontra- se em segurança.

As fotos a seguir mostram o momento do lançamento do aplicativo em São Luís, capital do estado do Maranhão. O evento, organizado pela Capitania do Maranhão e coordenado pelo Comandante CMG Alexandre Roberto Januário, aconteceu na sede da Soamar-MA. O presidente da entidade, Sílvio Lúcio de Oliveira Aguiar, foi repredentado pelo vice-presidente Luiz Inácio Corrêa Filho.

 

 

Fonte: Marinha/DPC e G1/Soamar-MA (fotos)