A ACIB – Associação Comunitária do Itaqui Bacanga, participou na manhã desta quinta-feira (17), de uma roda de diálogo com o objetivo de construir uma Agenda Ambiental do Complexo Portuário do Maranhão, formado pelos portos do Itaqui, Complexo de Ponta da Madeira (Vale) e Alumar. O evento foi realizado pela EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária), no Parque Botânico da Vale e reuniu empresas da região, representantes do poder público e da sociedade civil.
Na pauta, os desafios e as ações que podem ser enfrentados e construídos de forma integrada no período do triênio 2023/2025. Na temática sustentabilidade, a ACIB defendeu o fortalecimento do projeto Diálogos, que busca agregar atores da região para atuar nas agendas comuns ao território. Para o Coordenador de Meio Ambiente da mineradora Vale “o momento é ideal para se construir uma agenda através de discussões e propostas que torne cada vez mais sustentável o nosso complexo portuário”, destacou Sanderson Teixeira.
Na mesma temática, Luane Lemos, Gerente de Meio Ambiente da EMAP, afirmou que a agenda ambiental local está sendo pensada e construída como um instrumento coletivo de propósitos. “São metas que a comunidade do complexo se compromete a desenvolver em termos de sustentabilidade pelos próximos doía anos”, afirmou.
Para o presidente da Associação Comunitária do Itaqui Bacanga, “essa união de forças, de pensamentos e é essas correntes todas juntas, têm a maior possibilidade de resolverem essas problemáticas e assim darmos para região, para os nossos moradores, para nossas futuras gerações uma região melhor para se viver”, explicou River Souza.
Sendo o último a usar da palavra, o diretor presidente da Emap, Gilberto Lins, lembrou da responsabilidade de todos com relação ao que se deixar para as novas gerações. “Hoje estamos aqui na Vale, para a abertura de um evento onde o tema comum é prática de políticas sustentáveis para o meio ambiente. Preservar a natureza hoje é garantir um mudo melhor para as futuras gerações. Esse é o nosso compromisso. É o compromisso do porto do Itaqui que, além de gerar riqueza e renda, também, precisa e deve garantir um mundo melhor para a geração que virá depois de nós”, disse.
FONTE:
Texto e fotos: Blog do Shewton Serra