Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Alumar completa, com êxito, teste de sirenes na área da fábrica

No dia 12 de agosto, a Alumar alcançou um marco significativo ao realizar, com sucesso, o teste de sirenes nas comunidades de Coqueiro, Mangue Seco e nas instalações da Alumar. Este teste, parte integrante do Plano de Ação de Emergência (PAE) aprovado pelas Defesas Civis Estadual e Municipal, reforça o compromisso contínuo da Alumar com a segurança das comunidades vizinhas.

A ação conjunta envolveu o Consórcio Alumar, juntamente com as Defesas Civis, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), SAMU, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Centro de Zoonoses, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, líderes comunitários, colaboradores da Alumar e moradores locais.

Walmer Rocha, Diretor da Alumar, expressou seu reconhecimento: “O sucesso deste teste de sirenes reflete a dedicação, participação ativa e colaboração de todas as partes envolvidas. Este marco reafirma que nossa união e abordagem altamente técnica resultaram em um avanço concreto em direção à segurança das comunidades vizinhas”, disse.

O teste foi conduzido a partir das 9h, com o primeiro acionamento realizado na comunidade de Coqueiro. Cada toque das sirenes teve duração de aproximadamente de um minuto, seguindo as diretrizes do PAE. Além de verificar o funcionamento eficaz dos equipamentos, os testes foram cruciais para avaliar o alcance sonoro nas comunidades abrangidas pelo PAE. As localidades próximas à fábrica, incluindo Coqueiro, Portinho, Vila Natal, Maruaí, Pedrinhas, Inhaúma, Aguada, Novo Horizonte e Mangue Seco, ouviram claramente os sinais das sirenes. Importante notar que a rotina da população não foi afetada, alinhando-se ao propósito do PAE.

Daniel Florenzano, Gerente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade, salientou a importância do trabalho de divulgação do PAE: “Ao longo do último ano, a Alumar tem promovido uma cultura de prevenção e segurança em colaboração com as comunidades. A instalação das sirenes é um passo fundamental para atender às regulamentações legais e reforçar a segurança que sempre foi uma prioridade”.

O Plano de Ação de Emergência (PAE) está ligado ao Plano de Segurança de Barragens da Alumar, atendendo aos requisitos da Lei 14.066/2020. O Coronel Amorim, Coordenador da Defesa Civil do Maranhão, destacou a relevância desse Plano, ressaltando que visa aprimorar procedimentos e garantir operações seguras para os colaboradores e comunidades adjacentes.

O superintendente da Defesa Civil de São Luís, Alexsandro Nogueira, enfatizou o poder da união: “A colaboração em prol da segurança comunitária é um testemunho de cidadania efetiva, demonstrando resultados tangíveis”.

Sobre a Alumar – O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar – é um dos maiores complexos industriais globais de produção de alumina e alumínio. Fundado em julho de 1984, o consórcio é composto pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32, desempenhando um papel significativo no Maranhão. Aproximadamente 90% de seus colaboradores são oriundos do Maranhão, demonstrando um forte compromisso com a comunidade local. A gestão integrada da Alumar abrange qualidade, saúde, segurança e meio ambiente, baseada nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a prestigiada certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), um importante selo de sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

 

Fonte: AMG Comunicação