Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Moradoras de Maruaí recebem certificado de costura sustentável

Que tal promover iniciativas que podem solucionar o descarte de resíduos com criatividade, produzindo peças diferenciadas? A resposta está na reutilização de forma criativa, prática cada vez mais incentivada pela Alumar, seja por atividades ambientais ou por meio de ações nas comunidades. Para cuidar do planeta com o estímulo do desenvolvimento social, o Consórcio promoveu o curso de costura sustentável na técnica upcycling, com o apoio do Senai e da empresa Fidens. Oito alunas e um aluno, moradores de Maruaí, receberam certificados de conclusão do curso em um evento, dia 13, na sede da União de Moradores do bairro.

A técnica de upcycling é a prática de reaproveitar materiais já existentes, como tecidos, aviamentos, roupas e várias outras coisas classificadas como “lixo”. Em Maruaí, o foco foi produzir eco bags, a partir do reaproveitamento de fardamentos que seriam descartados. Também, foram confeccionadas carteiras utilizando embalagens tetra pack. “A Alumar é uma referência como promotora de projetos nas comunidades rurais. Ela dá efetividade para as capacitações profissionais do Senai na região”, disse a instrutora do serviço de ensino, Iara Sousa.

O costureiro Carlos Augusto Pavão, 64 anos, soube aproveitar a oportunidade. ”Aprendi muito e percebi que nunca é tarde para conhecer coisas novas”, afirmou, lembrando que superou a dificuldade inicial com a máquina de costura profissional. “Só trabalhava com a doméstica. Agora, estou pronto para uma nova profissão”, disse ele, com a certeza de quem quer ir longe na carreira. Para coroar a conclusão do curso, ele criou uma bolsa antifurto, com bolso falso. “Essa é para andar no ônibus com mais tranquilidade”, completou.

Em Maruaí, o curso de costura sustentável teve a duração de 60 horas. A supervisora de Relações Comunitárias, Joana Burgos, destacou a iniciativa da Alumar. “A sustentabilidade é uma prática presente, em vários aspectos das nossas atividades, portanto estamos sempre fomentando ações que busquem alternativas conscientes e que promovam novas oportunidades para as comunidades. Como vizinhos que buscam o cuidado das pessoas, queremos fazer parte dessa transformação”, afirmou.  

Sobre a Alumar – O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.