O Porto do Itaqui, por meio da Transpetro, realiza nesta quinta-feira (12), o primeiro teste de atracação de navios a contrabordo para operação de combustíveis no Maranhão. Na ocasião, a Transpetro e a Petrobras irão realizar a simulação de uma manobra entre navios atracados a contrabordo, também conhecido como Ship to Ship (STS). Essa operação será realizada entre os navios Flagship Violet, vindo dos EUA, e Nave Atria, vindo de Belém (PA), no berço 106 do porto público maranhense. O teste visa demonstrar a segurança da manobra para as autoridades envolvidas no processo de autorização.
Com a liberação, será possível realizar o transbordo de combustíveis entre navios ocupando apenas um dos berços do Porto do Itaqui, flexibilizando a fila de atracação. Assim, o porto ganha em eficiência e agilidade, além de redução de custos para as operações da Petrobras.
Dados importantes – O Porto do Itaqui é um dos mais importantes pontos de recebimento e distribuição de derivados de petróleo do Brasil, recebendo diesel, gasolina, querosene de aviação (QAV), gás de cozinha (gás liquefeito de petróleo) e combustível marítimo (MGO) de outros países e também de outros estados do país.
Esse combustível chega por navios e uma parte é descarregada até as distribuidoras para abastecerem, por ferrovias e rodovias, os postos de gasolina dos estados do MA, PI, TO, GO, MT e PA. Outra parte é transferida de um navio para outro menor que leva esses combustíveis para outros portos do litoral brasileiro, como Fortaleza, Belém e Itacoatiara.
Como funciona o Ship To Ship (STS) – Atualmente, uma transferência entre navios é feita ocupando dois berços do porto, o que contribui para a formação de fila de navios esperando para atracar. Com o STS, um navio irá atracar ao lado de outro navio para fazer esta transferência, ocupando apenas um berço e, assim, abrindo espaço para outros navios atracarem, diminuindo a fila de navios, aumentando a eficiência e a capacidade do porto operar um volume ainda maior de combustíveis. Nesta primeira operação, os protagonistas foram os navios Flagship Violet (atracado no Pier 6) e o navio Nave Atria (atracado a contrabordo). “Esta simulação foi feita com os navios sem cargas e o teste – de 24 horas – serviu para o levantamento de dados de segurança o início da operação real no mês de setembro”, explicou Gilberto Lins, diretor presidente da Emap. Já o governador Carlos Brandão comemorou o sucesso da operação e vislumbrou a possibilidade de um aumento de produtividade do Itaqui com a otimização do uso da área de cais. “Trata-se de uma tecnologia desenvolvida pela Emap juntamente com a Petrobras e USP, sendo a mesma totalmente adequada às nossas condições atípicas de marés e correntes marinhas”, disse.
Fonte:
Site da Emap/O Imparcial/TV Mirante/Ascom MA.