Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

instituto Alcoa promove o III Festival da Cultura Empreendedora

Com o tema Da necessidade à oportunidade: a jornada do(a) empreendedor(a), a edição 2023 será híbrida, com debates virtuais no dia 6 de julho e atividades presenciais no dia 7 em Juruti (PA) e São Luís (MA), e no dia 11 em Poços de Caldas (MG).

O 3º Festival da Cultura Empreendedora, promovido pelo Instituto Alcoa, debaterá os caminhos e as motivações para que cada vez mais brasileiros e brasileiras façam parte do ecossistema empreendedor. Com o tema Da necessidade à oportunidade: a jornada do(a) empreendedor(a), a edição 2023 será híbrida, com atividades online e presenciais.

Em 6 de julho, primeiro dia do evento, acontecerão debates virtuais sobre a importância do conhecimento e da capacitação, as oportunidades oferecidas nos setores público e privado e apresentação de experiências de empreendedores. Essa abertura irá inspirar as ações que serão realizadas nos dias seguintes nos territórios onde o Instituto Alcoa atua, no dia 7 de julho em Juruti (PA) e em São Luís (MA), e no dia 11 de julho, em Poços de Caldas (MG).

O Festival reunirá especialistas, colaboradores(as) da Alcoa, membros dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias, organizações sociais, empreendedores e todos(as) os(as) interessados(as) em dialogar sobre a cultura empreendedora e a importância de fortalecer a diversidade em projetos de geração de renda, assim como encontrar caminhos para toda a sociedade apoiar essas iniciativas em prol de um país mais igualitário.

Por dentro da programação

A programação do dia 6 de julho (quinta-feira) acontece entre 14h e 16h, horário de Brasília. As atividades serão virtuais, abertas ao público e gratuitas, e com certificado de participação. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Confira abaixo a agenda:

  • 14h: Abertura e boas-vindas com Otavio Carvalheira, presidente da Alcoa Brasil, e Marco Froes, presidente do Instituto Alcoa
  • 14h15: Mesa de debate “Assessoria e inovação para o empreendedorismo”, com Jennifer Rodrigues (Sócia-fundadora da Empreende Aí) e Lucas Gustavo Fonseca (Secretaria de Planejamento e Orçamento do Maranhão)
  • 15h: Mesa de debate “Experiências de jovens empreendedores”, com Gabriela Chaves (NoFront – Empoderamento Financeiro) e Vinnicius Rodrigo Ferreira Nazaré (startup Cordel)
  • 15h45: Agradecimentos e avisos finais


Atividades presenciais nos territórios

Já nos demais dias de evento (7 e 11 de julho), serão realizadas atividades presenciais nas localidades de atuação do Instituto Alcoa. Com o apoio de organizações locais em Juruti (PA), São Luís (MA) e Poços de Caldas (MG), serão realizadas palestras, rodas de conversa, oficinas, feiras de empreendedores e apresentações culturais, entre outras atividades.

A programação completa e detalhada, bem como a lista de todos os convidados e convidadas, também pode ser acessada no site do Festival (www.festculturaempreendedora.com.br). Na página, é possível baixar um kit de comunicação do evento, que pode ser compartilhado nas redes sociais.

“Desde que lançamos o Festival da Cultura Empreendedora, nosso objetivo é contribuir para a geração de renda por meio do empreendedorismo, disponibilizando informação, fortalecendo as redes locais e dando visibilidade a pequenos negócios. Nesta terceira edição, as comunidades dos territórios podem mais uma vez apoiar o empreendedorismo local e dar suporte a excelentes iniciativas existentes”, destaca Tatiana Bizzi, Diretora Executiva do Instituto Alcoa

Juntamente com Educação, Geração de Trabalho e Renda é uma das frentes prioritárias de atuação do Instituto Alcoa, que há 33 anos atua em parceria com atores locais para promover o desenvolvimento e tornar suas regiões de atuação mais inclusivas e menos desiguais.

“O Festival é uma iniciativa de grande importância para o Instituto Alcoa. Além de fazer parte de um dos nosso pilares de atuação, geração de trabalho e renda, é um evento que reúne diversos tipos de empreendedores(as), possibilitando uma rica troca de experiências e aprendizados, além de fomentar o empreendedorismo local em nossas regiões de atuação” Marco Froes, Presidente do Instituto Alcoa

Nesse sentido, a cultura empreendedora se coloca como tema fundamental. O IA apoia  ações de qualificação profissional, inclusão produtiva e incentivo ao empreendedorismo para o acesso a trabalho e renda, principalmente a partir do Programa de Apoio a Projetos Locais. Em 2022, foram investidos mais de R$ 2 milhões em projetos comunitários nas três regiões onde a Alcoa está presente.

O Diretor da Alumar, Walmer Rocha, ressalta as potencialidades das comunidades, a partir do acesso ao ecossistema empreendedor: “O Festival impulsiona a comunidade à prática do empreendedorismo local, fomentando ótimas iniciativas nesse campo. Além disso, dá visibilidade ao que já é desenvolvido nas comunidades e contribui para a formação teórica e prática, contribuindo para o desenvolvimento comunitário”.

Confira abaixo a agenda de São Luís (MA):

07 de junho, sexta-feira, das 08h às 11h30

Palestras e oficinas sobre empreendedorismo; feira de exposição com estandes da agricultura familiar, da empresa Doce Pedaço Biscoitos Finos e Consultoria de Beleza Multimarcas. E apresentação cultural da Dança Cacuriá “Carimbó do Zé Libório”.

Abertura do evento: Liviomar Macatrão (secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento)

Participantes das palestras e oficinas: Ana Luzia Frazão Alhadeff (proprietária da empresa Doce Pedaço Biscoitos Finos) e Juliana Silva Santos (Consultora de Beleza Multimarcas)

Local: Escola Casa Familiar Rural, Estrada do Quebra Pote, S/N, Zona Rural de São Luís (MA)

Sobre o Instituto Alcoa – Fundado em 1990 no Brasil, o Instituto Alcoa é um instituto empresarial sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em Educação e Geração de Trabalho e Renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 Sobre a Alumar – O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.