Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Instituto Alcoa em mais um projeto ACTION na Casa Familiar Rural

Sessenta e nove colaboradores voluntários da Alumar partilharam, mais uma vez, o seu tempo, trabalho e talento em uma ação de solidariedade, sobretudo para fazer o que mais gostam: ajudar as pessoas. Por meio do Instituto Alcoa, eles participaram, dia 21 de junho, do segundo ACTION do ano, realizado na Escola Casa Familiar Rural, localizada no bairro Quebra-Pote. A instituição, que integra a rede municipal de ensino, foi construída há 23 anos por intermédio de uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Instituto Alcoa.

A unidade atende, de forma regular, 60 estudantes e se diferencia por adotar a pedagogia da alternância, inspirada no modelo francês, segundo o qual o aluno permanece na escola em regime de internato na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), chegando na segunda-feira e retornando para suas casas na sexta-feira. Desde a sua criação, a escola já recebeu inúmeras ações beneficiadaspela Alumar, com o suporte financeiro do Instituto Alcoa e Alcoa Foundation.

O ACTION (sigla de Alcoanos contribuindo juntos em nossas vizinhanças) é mais um programa do Instituto Alcoa, para incentivar a participação de um grupo de colaboradores na realização de serviços voluntários em uma organização. A instituição também vai receber a doação de R$ 10 mil reais. O objetivo é estabelecer alianças que favoreçam um trabalho de respeito e melhoria da qualidade de vida nas comunidades da grande São Luís.

 

“A participação voluntária da ALUMAR na nossa Escola é efetiva e tem contribuído muito com a qualidade de ensino que oferecemos. Aqui, todos são filhos de pequenos agricultores rurais da região. A iniciativa do Consórcio, a começar por abraçar a proposta educacional, há duas décadas, possibilitou disponibilizar uma estrutura, com vistas à inclusão social e a fixação no campo”, disse a diretora da Unidade, Sâmara Tanabe.

ACTION de alegria, emoção e atração cultural para todas as idades

A grade de programação diversificada ofereceu aulas de yoga, jiu-jitsu, oficinas de artesanato com fabricação de carteiras e cestos, a partir da palha de palmeira, rodas de conversa sobre o meio ambiente, doações de mudas de espécies nativas, apresentação folclórica com o grupo de dança Carimbó do Seu Libório, além de lanche com produtos orgânicos e naturais.

“Estamos orgulhosos em contar com a participação de pessoas engajadas que não medem esforços para contribuir de forma criativa e com muito entusiasmo as nossas ações”, disse o Diretor da Refinaria Giuliano Siqueira, ao parabenizar os voluntários e agradecer os participantes.

O Diretor Geral da Alumar, Walmer Rocha, destacou a política de voluntariado da Alumar, que permite aos colaboradores ceder horas de trabalho para causas sociais.”O time de voluntários da Alumar cumpre, mais uma vez, o seu papel da prática legítima da solidariedade, empatia e capacidade de contribuir positivamente na transformação de histórias”. Acompanhado das lideranças da Alumar, o Diretor encerrou o ACTION, com a distribuição de cestas básicas doadas por colaboradores do Consórcio.

Sobre a Alumar – O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

 

Fonte:
AMG Comunicação