Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Portos e estações de carga podem se inscrever no Prêmio ATP

A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) abriu, nesta terça-feira (13/6), as inscrições para o 1º Prêmio ATP, destinado a reconhecer os melhores projetos nas categorias de sustentabilidade energética e de inovação tecnológica portuária. Terminais de uso privado (TUPs) e estações de transbordo de carga (ETCs) poderão se inscrever, gratuitamente, até o dia 15 de julho, por meio do formulário eletrônico da premiação, no site da entidade.

A categoria sustentabilidade energética exige que a inscrição de projetos seja por meio de cadastro de artigo de até 20 páginas, e a de inovação tecnológica portuária, de artigo ou de relatório técnico com o mesmo limite. As propostas devem estar em fase de teste ou de implementação. Também são aceitas iniciativas já executadas. Não serão admitidos projetos em estágio conceitual ou que não saíram do papel. A mesma empresa poderá concorrer a mais de uma das categorias da premiação.

Na categoria de sustentabilidade energética portuária, serão premiados com troféu os três primeiros trabalhos com as melhores iniciativas para a geração de energia acessível e limpa ou relacionados ao consumo responsável de energia, conforme prevê os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) números 7 e 12, respectivamente. Para avaliar esses projetos, a comissão julgadora vai considerar os seguintes critérios: inovação e originalidade; viabilidade técnica e financeira; impacto ambiental; aplicabilidade e funcionalidade; resultados e benefícios sustentáveis; e engajamento e parcerias.

Já na categoria inovação tecnológica portuária, serão premiadas, também com troféu, as três empresas com os melhores resultados associados à implementação de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica portuária. São os chamados projetos de PD&I tecnológica portuária. Nessa categoria, a comissão julgadora vai avaliar originalidade, relevância estratégia para o setor; aplicabilidade e funcionalidade; viabilidade técnica e financeira; engajamento e parcerias.

A premiação será realizada durante o 10º Encontro ATP, em Brasília, no dia 24 de outubro de 2023. O resultado do Prêmio ATP estará disponível no site da Associação (www.portosprivados.org.br)

Clique aqui e acesse o edital completo do Prêmio ATP

ATP – Criada em 24 de outubro de 2013 e com sede em Brasília, a Associação de Terminais Portuários Privados representa os interesses e atua em defesa do segmento portuário privado e na modernização dos portos brasileiros. Atualmente, reúne 30 empresas de grande porte e 54 terminais de uso privado no país. As associadas da ATP, juntas, movimentam 60% da carga portuária brasileira e respondem pela geração de 47 mil empregos.

 

Fonte: Assessoria ATP
Foto: Terminal Privado da Alumar, em São Luís/MA.