Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

LabPortos promove Simpósio de sustentabilidade portuária

O VI Simpósio de Gestão Portuária (SGP) é um evento técnico-científico com tema “Sustentabilidade Portuária e ESG”. O encontro tem como objetivo geral: fortalecer e promover a difusão de conhecimento e práticas sobre as questões ambientais, sociais e de governança aplicadas ao setor portuário.

Entre os organizadores, o destaque fica por conta da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Grupo de Pesquisa LabPortos. O público-alvo é formado por agentes públicos das instituições administradoras e reguladoras do setor portuário, profissionais das instalações portuárias privadas, estudantes, professores e pesquisadores do setor portuário e demais interessados na temática portuária.

A programação do Simpósio contará com painéis, palestras, estudos de caso, visitas técnicas e lançamento bibliográfico, na modalidade híbrida. Todas as atividades presenciais serão transmitidas pela internet. Ao final, haverá emissão de certificado de participação para os inscritos no evento com carga horária de 40 horas.

MODALIDADE E LOCAL DE REALIZAÇÃO – O evento será híbrido. Existem duas modalidades de participação. Uma inscrição para participar das atividades presenciais e outro tipo de inscrição para participar de forma apenas remota. Todas as atividades serão transmitidas pela internet, com exceção da visita técnica.

CONFIRA A SEGUIR A LISTA DE MINICURSOS QUE SERÃO MINISTRADOS NO SIMPÓSIO

 

CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES

– Dia 23/06 – Minicursos – 100% On-line;
– Dia 26/06 – Apresentação de Artigos científicos – Presencial e On-line – Local: Hotel Luzeiros, São Luís – MA;
– Dia 27/06 – Painéis, palestras, estudos de caso, debates – Presencial e On-line – Local: Hotel Luzeiros;

– Dia 28/06 – Visitas Técnicas ao porto do Itaqui e da Vale;

PALESTRANTES – Ulisses Oliveira, Anderson Miranda, Vera Martins, Adriana Araújo, Darliane Ribeiro Cunha, Gabriela Campagna, Deborah Baesse, Jussara Mendes, Hibernon Marinho, Tadeu Gomes Teixeira, Sérgio Cutrim, Flavia Tayama, Caio Cunha, Leo Tadeu Robles, Murillo Barbosa, River Souza, Anita Machado, Luiz Fernando Garcia e Kátia Bezerra.

PATROCÍNIO

ATP – A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) representa os interesses e atua em defesa do segmento portuário privado e na modernização dos portos brasileiros. Atualmente, representa 31 empresas de grande porte e congrega 61 Terminais de Uso Privado (TUP) do País.

As associadas da ATP, juntas, movimentam mais de 60% da carga portuária brasileira e respondem pela geração de 47 mil empregos diretos e indiretos. São empresas que atuam em áreas fundamentais da economia brasileira: mineração, siderurgia, petróleo e gás, agronegócio, contêineres, e complexos logísticos, contribuindo para o saldo positivo da balança comercial nacional e para tornar o comércio exterior brasileiro mais robusto.

A ATP tem como foco um trabalho de articulação constante com o governo, entidades públicas e privadas para garantir segurança jurídica e um ambiente de negócios favorável ao investimento. Também promove a participação ativa do empresariado nas discussões técnicas e jurídicas com o objetivo de contribuir para o crescimento dos Terminais de Uso Privado no Brasil.

SINDOMAR – O Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão (SINDOMAR) representa os interesses de seus associados por meio de relacionamento institucional e negociações coletivas com entidades administrativas e jurídicas. Foi fundado em 1º de junho de 1994 e é sediado em São Luís, capital do estado.

Atualmente, o SINDOMAR conta com 12 operadores portuários em seu quadro de associados, e seu principal objetivo é representar os direitos e os interesses dos integrantes da categoria perante às autoridades administrativas, jurídicas e políticas.

Para se inscrever clique aqui