O Governo do Maranhão, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), entregou, na tarde da última segunda-feira, 26/5, uma nova lancha tática, modelo DSG 680. O investimento tem o objetivo de fortalecer a segurança portuária e auxiliar nas atividades de policiamento fluvial/marítimo no combate ao contrabando de drogas, armas de fogo, entorpecentes e outros ilícitos nos terminais portuários do litoral maranhense.
A embarcação entra em operação já conectada a diferentes órgãos que integram também o Porto do Itaqui, trazendo mais segurança para as fiscalizações na área do fundeio, alfandega etc., além de levar mais seguridade para os investidores e toda classe empresarial que atua no setor cargueiro. O equipamento já se encontra sob a responsabilidade do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Maranhão, com um viés de auxiliar, também, as demandas da Polícia Federal, Receita Federal e demais grupamentos que atuam no Complexo Portuário do Estado.
Sobre a lancha DGS 680 – As embarcações DGS 680 têm grande versatilidade, tendo sido testadas e aprovadas em ambientes extremos e remotos, como a Antártica e a Ilha de Trindade. A DGS 680 – agora integrante a força tática do Maranhão – é econômica e extremamente resistente, ideal para realizar as missões do dia a dia da organização militar, sejam elas de inspeção naval, patrulha ou transporte. Os barcos podem ser personalizados para atender as necessidades de qualquer operação.
Os barcos DGS 680 têm grande capacidade de amortecimento a impacto, não propagam chamas, são recicláveis, possuem grande reserva de flutuabilidade, baixo custo de manutenção, não sofrem corrosão e têm baixa percepção em radares. Barcos como o DGS 680 podem ser munidos com piso antiderrapante padrão militar ou revestimentos compatíveis com qualquer atividade pretendida, dentre outras configurações.
Fonte:
Emap/Secom/Jornal Pequeno