Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Fábrica da Alumar inaugura projetos de desenvolvimento social

A Alumar e o Instituto Alcoa inauguraram, dia 20 de abril, dois importantes espaços comunitários destinados ao bem-estar, melhoria da qualidade socio-educacional e fomento para geração de renda de seus usuários. O primeiro, o projeto de reforma e ampliação da Escola Eney Santana, mantida pela APAE-MA, recebeu uma doação de R$ 200 mil e permitiu a criação de mais 240 vagas na escola, para atendimento educacional à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Já na comunidade da Vila Cabral Miranda, vizinha ao Consórcio, o aporte de R$ 204 mil foi aplicado na construção e adequação da área externa da Associação de Moradores, com o objetivo de abrigar a feira de produtos agrícolas.

“Percebemos o entusiasmo de como a comunidade recebeu a nova estrutura da Escola Eney Santana. Reconhecemos que tais investimentos são capazes demelhorar o dia a dia das pessoas. Por meio da Alumar,temos a oportunidade de avaliar os projetos, selecioná-los e realizá-los, conforme as necessidades locais, e em consonância com o nosso valor primordial, que é Cuidar das Pessoas”, destacou o Diretor da Alumar, Walmer Rocha.

“Esperamos continuar avançando em agendas do Instituto Alcoa como educação e geração de trabalho e renda, tão importantes para o desenvolvimento social”, mencionou , Diretor de Riscos Não-Técnicos da Alcoa, Marco Froes,ao visitar a ala nova, voltada para os cursos profissionalizantes. Lá, ele conheceu alunos que já estão inseridos no mercado de trabalho, caso da Joseane Pereira, ex-aluna e hoje funcionária da APAE. “Fui aluna da APAE desde os nove anos, fiz muitos cursos, até ter a oportunidade de trabalhar. Fui ajudada e, agora, posso retribuir’, disse.

A Escola Eney Santana ganhou espaços diferenciados adaptados para o desenvolvimento de habilidades, formação e inclusão da pessoa com deficiência.“Agradecemos imensamente a parceria da ALUMAR, a partir do Instituto Alcoa, por sonhar junto com a APAE de São Luís e ajudar-nos a cumprir a nossa missão, que é oferecer uma educação fundamentada no respeito à diversidade humana”, enfatizou a presidente da Instituição, Arionildes Silva e Silva, que passa atender 493 pessoas com deficiência e suas respectivas famílias.

Fortalecimento Regional – Na Vila Cabral Miranda, a construção de um espaço específico para a feira da comunidade foi considerada,pelos moradores e feirantes, um avanço para a região e de grande incentivo para agricultura familiar.

Tida como um polo de desenvolvimento agropecuário, com forte atuação para a cultura da mandioca e suinocultura, a feira representa mais “um passo na consolidação da região como um importante centro agrícola e de produção da Ilha”, disse o representante da Associação Comunitária dos Moradores de Vila Cabral Miranda, Antônio José de Paula, ao destacar que o recurso permitiu, ainda, benefícios como pavimentação da entrada da Associação, pintura e área de higienização.

“A feira é uma iniciativa que valoriza a identidade regional, gera trabalho, renda e receitas que dinamizam a economia da região. Estamos felizes em estarmospresentes e contribuirmos para mais essa etapa vencida pelos nossos vizinhos”, disse a Gerente de Relações Institucionais e Segurança Empresarial da ALUMAR, Dulcimar Soares.

Sobre o Instituto Alcoa – Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA) – a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Sobre a Alumar – O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais. O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.