Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Governo do Maranhão é avaliado por agência internacional

O Governo do Estado está em uma busca ativa por novos investimentos. Sob a condução da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), o Maranhão foi avaliado, na manhã desta segunda-feira (08), pela agência internacional de classificação de risco de crédito Fitch Ratings. Ao todo, dez órgãos participaram da reunião que apresentou a situação financeira, fiscal, previdenciária, além de principais dados socioeconômicos do Maranhão. Reconhecida mundialmente pela sua avaliação criteriosa, a agência Fitch Ratings faz, anualmente, uma reunião técnica para avaliar o risco de crédito do Estado. Após três anos de isolamento social e encontros por videoconferência, a agência visita o Maranhão para uma reunião presencial no auditório da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária.

A análise leva em conta dados de 2022 e as expectativas para 2023. No Brasil, apenas três municípios e seis estados já foram avaliados pela agência, o Maranhão integra este seleto grupo. Segundo o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinicius Ferro Castro, este encontro cumpre com uma etapa importante para o Governo do Maranhão no âmbito da transparência, ao apresentar os dados para a agência internacional, além de ampliar as possibilidades de angariar novos recursos com operações de crédito.

“O governador Carlos Brandão nos deu a missão de captar e garantir recursos para que nós possamos cumprir metas para as políticas públicas do Estado. O Maranhão tem uma capacidade gigantesca em várias áreas. Essa visita que recebemos de uma conceituada agência de avaliação de risco nos deixa muito confortáveis e confiantes de que vamos conseguir atingir metas e nota suficiente para que o Estado seja seguro para que os investidores venham, visualizem essas potencialidades e invistam recursos”, afirmou Vinicius.

O presidente da Emap, Gilberto Lins, (foto), destacou a força dos atributos do Porto do Itaqui como uma das impulsionadoras do crescimento do Estado. “Essa é a responsabilidade que temos que enxergar, de buscar, atrair e desenvolver negócios, pois o Porto do Itaqui é referência para o mundo. Vamos buscar o desenvolvimento do Maranhão, essa também é nossa missão: mostrar que estamos abertos a investimentos”, disse Gilberto.

O analista Fábio Bittar, ao falar em nome da Fitch Ratings, comentou sobre a recepção da equipe do Governo do Maranhão e sobre a relevância da avaliação. “É a nossa primeira visita presencial, então é muito bom estar aqui. Podemos explicar que, no trabalho de uma agência de classificação de risco, nós produzimos análise técnica que vai informar o investidor sobre qual o risco de investir em um estado, numa empresa ou naquele projeto de infraestrutura. Talvez esse seja o maior benefício do rating, de informar ao mercado o que esperar de risco e retorno de atuar naquele local”, explicou Fábio.

Após a reunião, os presentes realizaram uma visita técnica à área de operações do Porto de Itaqui. Além do secretário da Seplan, Vinicius Ferro Castro e do presidente da Emap, Gilberto Lins Neto; também participaram da agenda: o secretário de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), Guilberth Marinho Garcez; a presidente Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Iprev), Raysa Queiroz Maciel; o diretor presidente da Maranhão Parcerias (Mapa), Cassiano Pereira; o Procurador Geral Adjunto do Estado para Assuntos Judiciais da Procuradoria Geral do Estado, Túlio Simões; demais servidores das respectivas equipes técnicas, além de servidores representando Imesc, Sefaz, Seinc e Sinfra. A Fitch Ratings foi representada pelos analistas Fábio Bittar e Carlos Ramirez.

Fonte:
ASCOM/SEPLAN