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Projeto Mapas da empresa VLI recebe Prêmio InovaInfra 2023

O projeto Mapas (Mapeamento, Análise, Prognóstico e Ações Sustentáveis para as Faixas de Domínio) da VLI – companhia de soluções logísticas que opera portos, terminais e ferrovia –, criado para diagnosticar e criar um método para aumentar a segurança nas faixas de domínio da ferrovia, recebeu, nessa terça-feira (18), o 4° Prêmio de Inovação na Engenharia e Infraestrutura (InovaInfra) 2023, realizado pela Revista O Empreiteiro.

A solenidade aconteceu no Centro Brasileiro Britânico (CBB), em São Paulo. Em sua quarta edição, o Prêmio InovaInfra segue com objetivo de evidenciar os projetos inovadores desenvolvidos e aplicados em empreendimentos de infraestrutura. Para o gerente-geral de Serviços Integrados ao Negócio da VLI, Marcos Antônio Laranja Pinto, a premiação reforça que essa é uma proposta pioneira no setor ferroviário brasileiro, que garante mais segurança para as famílias que hoje possuem moradia às margens da linha férrea.

“Este prêmio reconhece o compromisso da companhia de gerar valor para a sociedade, bem como de transformar a logística e a vida da população brasileira. Entre os benefícios a serem alcançados com o Mapas está a elaboração de diagnósticos e propostas para abordagem dos territórios das faixas de domínio. Além disso, serão apontadas alternativas seguras para a realocação das famílias ocupantes, que possam ser apresentadas às administrações públicas locais. Trata-se de um ganho de segurança para as comunidades envolvidas e para a operação ferroviária”, frisa Marcos Laranja.

O projeto – O Mapas é uma iniciativa pioneira no setor ferroviário brasileiro, desenvolvida pela VLI, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), com o intuito de trazer mais segurança para as famílias que hoje possuem moradia às margens da ferrovia. A iniciativa, inédita para aumentar a segurança nas faixas de domínio, se destaca como inovadora nas ferrovias.

A faixa de domínio é aquela estabelecida tanto à direita quanto à esquerda das vias e instalações férreas, para garantir a segurança de todos. A margem da faixa de domínio tem medidas variáveis, conforme cada localidade e depende de registros da União, mas para que acidentes sejam evitados, ela deve ser de, no mínimo, 15 metros. Entretanto, em muitos casos, para ampliar ou mesmo construir propriedades, as pessoas acabam fazendo uso dessa área, que pertence à União.

O gerente-geral de Serviços Integrados ao Negócio da VLI frisa que a UFMG e o IFMG, entidades acadêmicas que têm excelência em pesquisa e desenvolvimento, construirão em conjunto com a VLI um método para tratar essa questão. Um projeto-piloto será desenvolvido e colocado em prática na Região Oeste de Belo Horizonte e Contagem. Em um momento posterior, ele será expandido para outras regiões onde a companhia atua.

Transporte de cargas na Ferrovia Norte-Sul cresce 18% em 2022

A VLI – empresa de soluções logísticas que opera portos, ferrovias e terminais – registrou aumento de 18% no volume de cargas transportado pela Ferrovia Norte-Sul (FNS), importante corredor para escoamento da produção do agronegócio brasileiro por meio do sistema portuário de São Luís (MA). A movimentação ferroviária passou de 12,7 milhões de toneladas em 2021 para cerca de 15 milhões de toneladas em 2022. A VLI é responsável pela concessão do tramo norte da FNS, um corredor logístico de alta eficiência para atendimento aos clientes da região, com cargas como grãos, combustíveis, minerais e celulose.

“A estabilidade operacional permite o crescimento dos volumes movimentados no Corredor Norte ano a ano, o que também demonstra a confiança dos clientes da VLI nos serviços que ofertamos por meio do nosso sistema logístico integrado”, afirma o diretor de Operações do corredor, Daniel Schaffazick.

Um dos destaques de 2022 no corredor logístico foi a entrada em operação do Terminal Integrador de Porto Franco (TIPF) no Maranhão. Essa unidade possui capacidade de movimentar 600 mil toneladas por ano, em especial soja e milho provenientes do Maranhão, Pará e Piauí. Também em no último ano, o Terminal Portuário São Luís (TPSL), administrado pela VLI, registrou recorde na movimentação de cargas. Foram 5,4 milhões de toneladas de carga geral transportadas.

Para 2023, as expectativas são positivas, com boas perspectivas para as safras de soja e milho e a inauguração oficial do novo corredor de fertilizantes do Arco Norte brasileiro, fruto de uma parceria entre a VLI e a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi). A operação liga o terminal da Copi, no Maranhão, ao Terminal Integrador de Palmeirante, da VLI, no Tocantins. Os investimentos iniciais do projeto giraram em torno de R$ 200 milhões e a capacidade inicial de movimentação proporcionada por esta nova estrutura é de 1,5 milhão de toneladas ao ano. A partir do Terminal de Palmeirante, os insumos atenderão aos produtores situados numa área que abrange os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, além de Tocantins, Maranhão e do Distrito Federal.

 

Fonte: WComunicação – Assessoria e Consultoria