No primeiro bimestre – janeiro/fevereiro – de 2023, o Porto de Suape registrou crescimento de 9,8% na movimentação de cargas, em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando 4 milhões de toneladas. Com o resultado, superou o desempenho nacional do setor, que apresentou queda de 3,07% no mesmo período analisado.
De acordo com a diretoria de Suape, o que puxou a movimentação foram os derivados de combustíveis (historicamente principal carga do porto), com alta de 13,36%. Suape lidera a movimentação de derivados, responsáveis por 72,1% do volume de cargas transportadas em 2022.
Já as cargas em contêineres, operadas pelo Tecon Suape, registraram queda de 6,7% no primeiro bimestre, em relação a igual período de 2022.
BALANÇO E PERSPECTIVA – Em 2022, o Porto de Suape movimentou 24,7 milhões de toneladas, posicionando-se em quinto lugar entre os portos públicos mais movimentados do Brasil. O diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, pontua que a administração prevê crescimento de 8% em relação a 2022. “Os derivados de petróleo continuam sendo o nosso ponto alto, porém, estamos trabalhando, incansavelmente, para ampliar o leque de cargas, atraindo novos players para Suape, um porto-indústria com localização privilegiada e dotado de modernas instalações, podendo movimentar os mais diversos tipos de mercadorias”, afirma.
O diretor de Gestão Portuária, Nilson Monteiro, acrescenta que o contínuo embarque e desembarque de automóveis é outra operação que vem trazendo grande movimento ao atracadouro.
O Hub de Veículos, impulsionado a partir de novembro de 2021, registrou aumento de 10% no número de automóveis comparado a 2022. “Movimentamos 9.172 unidades nesse período, incluindo veículos fabricados na Argentina e no Uruguai e distribuídos para outros países da América Latina e Estados Unidos desde Suape”, explica.
O embarque de açúcar ensacado para outros Estados e países é outra operação que vem se intensificando em Suape. Para se ter uma ideia do incremento no transporte desse tipo de carga, a estatal movimentou 57% a mais no primeiro bimestre deste ano, um total de 71 mil toneladas do produto.
“Suape está situado a poucos quilômetros das principais usinas produtoras de açúcar da Zona da Mata Sul de Pernambuco, fato que facilita o escoamento da produção. Além disso, a estrutura dos nosso cais otimizam o transporte da carga, trazendo mais competitividade à indústria açucareira do Estado”, enfatiza Monteiro.
Suape bate recorde com tamanho de navio em águas pernambucanas
Na primeira semana de abril o porto de Suape bateu mais um recorde com a chegada do Porta-contêiner APL Dublin, navio de carga de mercadorias. A operação marca o atracadouro recebendo o navio de maior comprimento a entrar em águas pernambucanas.
Com uma embarcação de 347,29 metros de comprimento e 45,28 metros de largura, o navio APL Dublin, da empresa CMA CGM, consegue transportar 10.700 contêineres de 20 pés (unidade de medida para capacidade). O grande porte garante uma grande movimentação de carga.
Informações do Porto de Suape indicam que foram movimentados mais de 1.500 contêineres no APL Dublin durante sua viagem por Pernambuco, tanto no processo de carga como de descarga. O navio pertence à classificação das maiores embarcações presentes no Brasil e ficou atracado em Suape até a segunda-feira desta semana (13).
A presença de uma grande embarcação como essa dentro do Porto de Suape foi ressaltada pelo diretor de Gestão Portuária da empresa estatal, Nilson Monteiro. Nilson declara que o recorde demonstra “a estrutura diferenciada de Suape. Além da localização estratégica do porto”.
O diretor do Porto de Suape ainda aponta que a definição de um novo recorde portuário garante maior destaque nacional e internacional para empresa.
O último recorde batido no porte dos navios atracados em Suape havia sido definido em julho de 2022, quando havia recebido o MSC NEW HAVEN, de 333,9 metros e capacidade de transportar até 8.084 contêineres de 20 pés. A capacidade estrutural do Complexo de Suape é hoje de receber navios de até 366 metros de comprimento e com capacidade de transportar até 14 mil contêineres de 20 pés.