A VLI – companhia de serviços logísticos multimodais que opera portos, ferrovias e terminais – finalizou o ano de 2022 com a maior receita líquida registrada em sua história. O montante de R$ 7,65 bilhões, crescimento de 18% em comparação com 2021, foi acompanhado por outra marca recorde, de R$ 3,36 bilhões de Ebitda recorrente (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), um aumento de 13,4% ante o total do ano anterior. Foi a primeira vez em que a companhia superou o marco de R$ 3 bilhões em 12 meses consecutivos neste indicador.
Os resultados se baseiam no atendimento a um mix estrategicamente diversificado de cargas, com movimentação de 60 milhões de toneladas nas ferrovias onde a companhia opera e elevação de 41 milhões de toneladas nos terminais portuários. Além disso, refletem também o fortalecimento de programas de modelo de gestão nas unidades de negócio da companhia, com a busca pela eliminação de desperdícios, foco na estabilidade operacional e programas de produtividade prioritários, tais como a melhoria da eficiência energética – parcialmente neutralizado pelo aumento no custo dos combustíveis e de outros insumos e serviços.
“O resultado, fruto da confiança dos nossos clientes e do trabalho do nosso time, mostra a solidez da nossa gestão e a continuidade da trajetória de crescimento da VLI, que buscaremos manter em 2023. Isso inclui a ampliação do relacionamento com nossos clientes por meio da cocriação de soluções para geração de valor sustentável, a redução ou eliminação de gargalos logísticos e o fortalecimento dos vínculos com as comunidades conectadas com as atividades da companhia”, afirma Fábio Marchiori, CEO interino e diretor Financeiro, de Serviços e Supply Chain da VLI.
Os investimentos em ativos da companhia atingiram R$ 1,9 bilhão em 2022. Os recursos foram alocados em projetos para aumento de capacidade de transporte e elevação portuária, extensão de vida útil e aumento de eficiência de ativos operacionais, assim como em projetos voltados para a preservação do meio ambiente e da saúde e segurança dos funcionários da companhia.
Entre os destaques da VLI no ano está o início do transporte de celulose solúvel para a LD Celulose, em um fluxo que parte da fábrica do cliente, no Triângulo Mineiro, em direção ao sistema portuário do Espírito Santo por meio da Ferrovia Centro-Atlântica. Para esta operação, a VLI investiu cerca de R$ 400 milhões para aquisição de vagões e locomotivas.
Além disso, a companhia iniciou as operações do Terminal Integrador de Porto Franco, no Maranhão, com capacidade de movimentação anual de 600 mil toneladas. Essa unidade de integração rodoferroviária reforça a atuação multimodal da companhia e está apta a receber carga transportada por caminhões para armazenamento e posterior transferência para o modal ferroviário, com destino à exportação por meio do sistema portuário de São Luís.
A VLI ainda mantém investimentos em iniciativas socioambientais que contemplam projetos de educação, cultura e economia circular, beneficiando diretamente cerca de 30 mil pessoas, em 23 municípios.
MELHOR AVALIAÇÃO DE RISCO GLOBAL PELA S&P – A VLI – companhia de serviços logísticos multimodais que opera portos, ferrovias e terminais – recebeu a melhor classificação de avaliação de risco, o AAA, pela S&P Global Ratings, com perspectiva estável. A agência é uma das mais renomadas agências internacionais de classificação de risco. A S&P sinalizou que o baixo risco de crédito da empresa demonstra a segurança operacional e financeira da VLI. Entre os pontos fortes apontados está a localização da malha viária em região com volume significativo de cargas, integrada com serviços portuários, além da capacidade de aumento da utilização dos serviços da companhia, levando-se em consideração gargalos logísticos do país. Outro destaque foi a diversificação das cargas transportadas. Em 2022, a VLI movimentou 60 milhões/t nas ferrovias e 41 milhões/t nos terminais portuários.
O cenário base da agência para a avaliação geral levou em consideração fatores como: o crescimento do PIB brasileiro estimado em 0,8% em 2023 e os volumes de transporte ferroviário e de atividades portuárias aumentando cerca de 10% e 5%, respectivamente, em 2023.
Fonte: WComunicação – Assessoria e Consultoria