Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

TJMA premia Alumar com prêmio de combate à discriminação

Homenageada pela atuação institucional em ações de respeito à diversidade e práticas antidiscriminatórias, a Alumar recebeu a placa de menção honrosa do Prêmio Luiz Alves Ferreira, LUIZÃO de Promoção à Diversidade e Combate à discriminação. O evento foi promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Diversidade, em cerimônia realizada no dia 21 de março, no auditório do Fórum Des. Sarney Costa.

O prêmio foi entregue à Gerente de RH, Tereza Cavalca, acompanhada por lideranças regionais dos grupos de afinidade de Inclusão & Diversidade da Alumar:  Francisca Fontes e Shirley Silva, Líder e Co-líder do ABLE, respectivamente, grupo voltado para a inclusão e valorização de pessoas com deficiência ; Johnatan Ferreira, co-líder  do EAGLE, grupo de incentivo à Igualdade LGBTQIA+; e   Najra Costa, co-líder do AWARE, grupo direcionado à Equidade Étnico-Racial . A AWN – Rede de Mulheres da Alcoa também integra a grade dos grupos de afinidade do Consórcio.

“Somos uma empresa inclusiva e trabalhamos para sermos o reflexo de uma sociedade diversa e sustentável, aumentando e incentivando conexões para promover uma cultura acolhedora, que promove a equidade com base no respeito, oportunidades igualitárias, a fim de garantir que todos e todas se sintam valorizados e tratados de forma justa”, afirma a Gerente Tereza Cavalca.

Durante o evento, o Comitê de Diversidade também homenageou com placa de Menção Honrosa, parceiros e parceiras no âmbito do Poder Judiciário Maranhense (PJMA) e sociedade civil. Foram 11 placas para colaboradores(as) internos e 11 para colaboradores externos.

A co-líder do grupo de afinidade de Igualdade RacialAware, da Alumar, Najra Costa, lembrou que, não por acaso, o evento de premiação aconteceu no dia 21 de Março: Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial e Dia Nacional das Tradições das Raízes Africanas e Nações do Candomblé. “É muito importante reforçarmos datas como estas para refletirmos sobre onde estamos e o que podemos fazer para avançarmos nas questões de combate à discriminação”. Sobre as ações antirracismo na Alumar, Najra destaca a participação da liderança. “Os nossos líderes são os primeiros a abraçarem as temáticas antidiscriminatórias, seja de gênero, racial, LGBTQIA+, de Pessoas com Deficiência e eu sou a prova  de como as mulheres são valorizadas na Alumar”, afirmou ela, acrescentando que é a primeira mulher a exercer a função de Encarregada em uma área operacional de produção de alumínio, a Sala de Cubas. “Na Alumar, as oportunidades existem e são acessíveis a todos e todas, , independente se é uma pessoa com deficiência, independente de sua raça, etinia , gênero, , orientação sexual e crença religiosa”, disse.

Prêmio Luizão – Instituído na gestão do desembargador Lourival Serejo, quando presidente do TJMA (biênio 2020/2021), o Prêmio Luizão contempla servidores(as) e magistrados(as) (público interno), e professores (as) e estudantes de escolas públicas de Ensino Médio (público externo) que realizaram projetos com práticas antidiscriminatórias e de valorização à diversidade.  A escolha dos vencedores e vencedoras das duas categorias, foi realizada pela Comissão de Avaliação do Prêmio, Comitê, Bianca Bezerra; e aComissão de Direitos Humanos da OAB-MA. O Comitê de Diversidade também homenageou com placa de Menção Honrosa, parceiros e parceiras no âmbito do Poder Judiciário Maranhense (PJMA).

Em seu discurso, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, ressaltou que, com a entrega do prêmio, o Tribunal de Justiça segue cumprindo com aquilo que cabe a um Poder de Estado fazer. “Extraindo da lição de John Rawls, nós temos o dever de remover o véu da ignorância, que nos impede a construção de uma sociedade igualitária, livre de qualquer tipo de discriminação e de desigualdade”, afirmou o presidente.

 

Fonte: AMG Comunicação