Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Alumar inicia reparos para recuperação da esteira acidentada

Uma semana depois do acidente que parou todo e qualquer tipo de descarga de insumos no terminal da Alumar, a empresa vem a público anunciar que, entre as várias opções possíveis de retornar a normalidade do sistema, optou por consertar o que quebrou e reduzir em 25% a produção diária na Refinaria.

A NOTA  DA ALUMAR NA ÍNTEGRA

Alumar inicia reparos em esteira no porto e Produção da refinaria de alumina será temporariamente reduzida

A Alumar informa que os reparos na esteira rolante que transporta matérias-primas do píer até o Porto estão em andamento. Equipes de engenharia trabalham com precisão e agilidade para consertar o sistema de duas correias que parou no sábado (25/3), impedindo o desembarque de bauxita, carvão, coque e piche.

Desde a falha no sistema de transporte, a Refinaria e a Redução da unidade não interromperam a produção. A continuidade da operação segue garantida a partir de estoques e métodos alternativos de entrega.

Mas para preservar as reservas de bauxita existentes enquanto os reparos são realizados, a produção diária da refinaria será reduzida em aproximadamente 25% por cerca de 10 dias.

Sobre a AlumarO Consórcio Alumar, gerenciado pela Alcoa, está localizado a 25 km do centro de São Luís (MA). É formado pela Alcoa, South32 e Rio Tinto, empresas com tradição nas áreas de produção de alumina e alumínio. Iniciada em 1984, a operação do Complexo Industrial compreende o porto e as instalações da refinaria e da redução, além do Parque Ambiental. São 10 mil colaboradores diretos e indiretos, com 90% de maranhenses.

Sobre a Alcoa Brasil Líder mundial na produção de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos dedicados ao desenvolvimento compartilhado e sustentável. A empresa adota as melhores práticas de inovação para trabalhar com eficiência, segurança e sustentabilidade, fortalecendo as comunidades das regiões onde atua. No Brasil são três unidades produtivas: Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA); três escritórios: São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Belém (PA); e participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Com mais de 9 mil colaboradores, entre diretos e indiretos, a Alcoa segue impulsionada por valores como “Agir com Integridade”, “Trabalhar com Excelência”, “Cuidar das Pessoas” e “Liderar com Coragem” para unir excelência operacional, desempenho econômico, impacto social e proteção ambiental na construção de um futuro melhor.

PARA ENTENDER, NÓTICIA PUBLICADA POR PORTOSMA SOBRE O ACIDENTE

(25/03/2022) – Depois de um início de uma manhã de sábado, 25/3, rotineira no terminal portuário do Consórcio Alumar, um estrondo atípico mostrou o que ninguém imaginava. Um acidente grave na estrutura metálica da esteira que liga os navios com insumos básicos – como bauxita, carvão, coque e piche – ao interior da fábrica. A princípio o maior dos problemas, que pode reduzir, ou mesmo parar a produção de alumínio e alumina é com a bauxita. Considerando que os pátios de estocagem possuem uma reduzida autonomia – menos de uma semana – alguma providência urgente precisa ser tomada para que isso não aconteça.

Diante de uma previsão otimista que o sistema de correias volte a operar em um prazo mínimo de trinta dias, os responsáveis pelo porto e pela fábrica buscam soluções urgentes para o problema, e todas elas passam por uso de caminhões. Seja recebendo, via grabes e funil dos próprios navios no mesmo terminal, seja remanejando os desembarques para o porto mais próximo. No caso, o Itaqui. A considerar essa última opção, que deve se mostrar a de logística mais viável, o sistema grabs/funil – o mesmo utilizado no descarregamento de fertilizantes – seria mantido.

No momento do acidente estava ocorrendo um descarregamento de bauxita e outros insumos do navio Forte de São Felipe, da empresa Elcano. A Alumar divulgou uma Nota Oficial onde trata o acidente de forma genérica. Garante que não houve vítimas e que as Unidades de Redução e Refinaria continuam operando normalmente, sem informar por quanto tempo, considerando o quantitativo de insumos em estoques básicos para isso. Confira a seguir a íntegra da nota distribuída pela empresa sobre o acidente.

NOTA OFICIAL DA ALUMAR

O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar, informa que, neste sábado, 25 de março de 2023, durante uma operação de descarregamento de bauxita, carvão, coque e piche, em seu porto, ocorreu uma avaria estrutural de parte do sistema de correias do píer.

Não havia movimentação de pessoas pelo local, ocasionando apenas danos materiais. Investigações estão em andamento e os potenciais impactos na produção estão sendo avaliados. Porém, a Refinaria e a Redução seguem operando com estoques.