Hoje é quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024. Dia da Ressaca; de São Romão e Lupicino e dia Mundial de combate a LER # Futebol/Jogos de hoje: Maranhão Atlético Clube x Ferroviário-CE; Sampaio Corrêa x Humaitá e Botafogo x Aurora, da Bolívia.
Hoje é quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024. Dia da Ressaca; de São Romão e Lupicino e dia Mundial de combate a LER # Futebol/Jogos de hoje: Maranhão Atlético Clube x Ferroviário-CE; Sampaio Corrêa x Humaitá e Botafogo x Aurora, da Bolívia.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

VLI anuncia chegada do projeto Novo Trilho ao estado do Maranhão

A VLI participou de reuniões com as Prefeituras de Imperatriz e Porto Franco para anunciar a chega do Projeto Novo Trilho ao Maranhão. Desenvolvido pela companhia, o projeto tem o objetivo de ampliar o processo de reciclagem nos municípios, estimulando atitudes sustentáveis por meio da coleta e da destinação adequada de resíduos sólidos. A iniciativa também apoia a criação de associações de catadores, cooperativas, sucateiros e pequenos empreendedores. A expectativa é de que o projeto esteja implantado nas cidades maranhenses ainda no primeiro semestre.

Em Imperatriz, a reunião para a implantação do Projeto Novo Trilho aconteceu nessa terça-feira (21), com a participação de representantes da VLI, do Executivo municipal e da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari). O município será o primeiro do corredor logístico Centro-Norte, operado pela VLI, a ser contemplado com a iniciativa.

O Projeto Novo Trilho é uma oportunidade de estímulo e orientação para a geração de renda, por meio dos resíduos sólidos. “O projeto é importante porque visa estimular atitudes sustentáveis por meio da destinação adequada de resíduos sólidos. O próximo passo será assinatura do termo de parceria com a  VLI para, em seguida, implantar o projeto em nossa cidade, que será de grande relevância para o meio ambiente e para os agentes ambientais, que são os catadores de recicláveis”, destacou a titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Imperatriz, Rosa Arruda.

Por sua vez, na quarta-feira (22), o Novo Trilho foi apresentado ao prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, parte de seu secretariado e parceiros, como o presidente da Acaporto, Laurimar Barros, e o 1º secretário da mesa diretora da Câmara de Porto Franco, Rogério da Van. Agora a minuta de convênio será encaminhada pela VLI para avaliação e posterior assinatura pelo município, parceiro oficial da iniciativa. A expectativa é de que o projeto-piloto do Novo Trilho, em Porto Franco, seja implantado até o final deste primeiro semestre. O Novo Trilho também será levado às escolas, com a capacitação dos professores para promover a educação ambiental entre as crianças, que poderão aprender sobre a coleta e a destinação de resíduos sólidos.

“O Novo Trilho é um projeto de engajamento e incentivo à destinação correta de resíduos pela comunidade. Além disso, há uma monetização desse resíduo. Em Imperatriz e em Porto Franco, nosso foco vai além da questão de diminuir o resíduo que é descartado na linha férrea. Nosso objetivo é fomentar associações de catadores, para que consigam ter uma boa gestão, tanto financeira quanto dos resíduos, através de aplicativos e softwares que disponibilizamos a partir do projeto”, enfatiza a analista de Responsabilidade Social da VLI, Raquel Batista.

O projeto vem sendo implantado pela VLI em localidades onde a empresa atua com objetivo de promover boas práticas, como a economia circular, fomento à inclusão, a educação financeira e a sustentabilidade, gerando impacto positivo em toda a sociedade.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por três anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

 

Fonte: WComunicação – Assessoria e Consultoria