Hoje é quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024. Dia da Ressaca; de São Romão e Lupicino e dia Mundial de combate a LER # Futebol/Jogos de hoje: Maranhão Atlético Clube x Ferroviário-CE; Sampaio Corrêa x Humaitá e Botafogo x Aurora, da Bolívia.
Hoje é quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024. Dia da Ressaca; de São Romão e Lupicino e dia Mundial de combate a LER # Futebol/Jogos de hoje: Maranhão Atlético Clube x Ferroviário-CE; Sampaio Corrêa x Humaitá e Botafogo x Aurora, da Bolívia.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Alcoa propõe soluções para para reinventar a indústria do alumínio

Comprometida com o uso eficiente e seguro da água em suas operações, a Alcoa promove a gestão sustentável de todos os recursos hídricos dentro e ao redor das suas instalações. No mês do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a mineradora – que é líder na produção de alumínio no país – reforça o seu compromisso com investimentos em soluções que aprimoram o processo produtivo, ao mesmo tempo em que otimizam o uso da água, gerando menos impacto para o meio ambiente e as comunidades do entorno.

É a partir desta premissa que a companhia cumpre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), relacionados especialmente com a garantia de água potável e saneamento, indústria, inovação e infraestrutura, além de consumo e produção responsáveis. Todas as prioridades estão definidas na Política Global de Manejo de Água da companhia e alinhadas ao International Council on Mining and Metals (ICMM – Conselho Internacional de Mineração e Metais).

Na Alumar, em São Luís (MA), são implementadas diversas ações voltadas para a preservação da água, eliminação de pontos de descarte de efluentes e reuso destes na produção. Vizinha de uma fábrica de cerveja, a refinaria incorpora ao seu processo produtivo aproximadamente 800 mil metros cúbicos anuais de efluentes que antes eram descartados pela cervejaria; 100% do efluente sanitário gerado na Alumar (aproximadamente 600 mil metros cúbicos/ano) é também reutilizado. Além disso, a empresa possui um processo consolidado de reuso de água de chuva, que é armazenada para reutilização durante o período seco.

Em outra frente de atuação, a Alumar realiza diversos estudos para melhor conhecer a biodiversidade aquática ao redor da refinaria e do porto. Em parceria com a Universidade Federal do Maranhão e com as comunidades locais, já foram identificadas mais de 200 espécies, inclusive bioindicadoras da qualidade do ecossistema. Os estudos são fundamentais para as ações de mitigação e conservação ambiental.

“Quando falamos em deixar um legado positivo para a comunidade, não pensamos somente em ações para o futuro. Estamos focados também no agora, com soluções que resultam em valorização dos recursos hídricos, do meio ambiente e que beneficiam as comunidades em que estamos inseridos”, explica Otávio Carvalheira, CEO da Alcoa no Brasil.

Já em Juruti (PA), um dos principais investimentos relacionados a gestão de águas é resultado de uma parceria entre a Alcoa Foundation, prefeitura, sociedade civil e o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia(Imazon). A Área de Proteção Ambiental (APA) Jará foi criada entre a sede do município e o Lago Curumucuri, em dezembro de 2020. A APA tem como objetivo garantir a conservação de 5 mil hectares de floresta, entre áreas de várzea, igapós, igarapés e lagos, e ordenar o uso sustentável da região, inclusive da pesca.

A Alcoa Foundation investiu R$ 1,5 milhão no projeto, que protege a biodiversidade, organiza o processo de ocupação, promove a sustentabilidade no uso dos recursos naturais (água, peixes e frutos) e possibilita geração de renda para melhorar a qualidade de vida da população local, sendo também um espaço para educação ambiental, lazer e contemplação da natureza. Atualmente, mais de 120 famílias residem na Unidade de Conservação (UC) e outras 2.800 em seu entorno.

“A APA é a realização de um projeto maior, um compromisso com o poder público, com a comunidade e com a biodiversidade, o que muito nos orgulha. A estratégia da Alcoa de conservação dos recursos hídricos gira em torno da preocupação com a qualidade de vida de todos e também com a biodiversidade. Não é só um olhar para a produção, mas para o nosso planeta e o futuro das próximas gerações”, afirma Thaiza Bissacot, gerente regional de Meio Ambiente.

Na APA Jará vive ainda a comunidade Laguinho, que atua há 10 anos com o manejo de quelônios no lago Tucunaré, projeto apoiado pelo Instituto Alcoa. Um trabalho realizado a várias mãos para proteger e devolver anualmente novos filhotes da espécie para a natureza. No último dia 11, mais de 4 mil quelônios foram soltos pela comunidade em um momento de muita emoção. Somada a essa iniciativa, a Alcoa também contribuiu para a criação da Reserva Extrativista de Vida Silvestre Lago Mole (Revis Lago Mole), considerada um berçário da fauna e da flora do município.

Sobre a Alcoa BrasilLíder mundial na produção de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos dedicados ao desenvolvimento compartilhado e sustentável. A empresa adota as melhores práticas de inovação para trabalhar com eficiência, segurança e sustentabilidade, fortalecendo as comunidades das regiões onde atua. No Brasil são três unidades produtivas: Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA); quatro escritórios: São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG), Brasília (DF) e Belém (PA); e participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Com mais de 9 mil colaboradores, entre diretos e indiretos, a Alcoa segue impulsionada por valores como “Agir com Integridade”, “Trabalhar com Excelência”, “Cuidar das Pessoas” e “Liderar com Coragem” para unir excelência operacional, desempenho econômico, impacto social e proteção ambiental na construção de um futuro melhor.

 

Fonte: FSB Comunicação