Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Mulheres da VLI se destacam no setor de ferrovia e logística

A cada ano que passa, mais mulheres ganham espaço no setor de logística e a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – desenvolve uma série de ações para assegurar o aumento do público feminino em seu ramo de atuação. Em Imperatriz, no sul do Maranhão, a técnica em Eletromecânica da VLI, Nathália Albuquerque, de 26 anos, atua há dois anos na área de locomotivas, como mecânica, e há alguns meses foi promovida.

Nathália Albuquerque, técnica em eletromecânica

“Entrei na VLI pela primeira vez em 2018, como jovem aprendiz, e atuei até abril de 2020, quando meu contrato se encerrou. Já em janeiro de 2021 fui contratada como mecânica I. Sempre tento me manter em alto nível técnico, tanto que me desafio todos os dias para melhorar, tanto profissionalmente, quanto em relação às minhas habilidades pessoais. Hoje sou mecânica II. Recebi a promoção há alguns meses e me dediquei para que ela chegasse,” destaca Nathália.

Ela acredita que, anualmente, cresce o número de mulheres no setor de logística e ressalta que ela é um exemplo disso. “Uma companhia que leva ao sucesso é aquela que, além de ajudar o país a transportar suas riquezas, estimula o ingresso do público feminino no setor, como a VLI. A mulher pode ocupar o espaço que desejar no mercado de trabalho”.

Vanessa Serra, mecânica de máquinas

A também mecânica Vanessa Serra, de 33, é de Imperatriz e atua na empresa há um ano e 10 meses. Preparar a oficina de locomotiva para que mais mulheres possam trabalhar no setor, bem como ser uma referência delas dentro da companhia, é o maior objetivo dela. “Meu avô era mecânico e cresci no ambiente de oficina. Devido às boas lembranças, escolhi seguir carreira na manutenção. Meu primeiro emprego foi de soldadora e, anos depois, realizei um sonho do meu avô: me fixei na manutenção de veículo de grande porte, ganhei amigos e experiência. Hoje desenvolvo um trabalho técnico na manutenção de locomotiva, faço reparos pesados e diagnóstico” conta Vanessa.

Equidade  – A VLI é uma das signatárias do compromisso “Equidade é Prioridade”, iniciativa promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Pacto Global, que tem como objetivo promover a equidade de gênero dentro das empresas. Ele estabelece uma meta mínima de 30% de mulheres em posições de alta liderança – a partir de gerentes ou cargos equivalentes – até 2025 e, opcionalmente 50%, até 2030. Além disso, a companhia integra movimentos pró-equidade, como o Movimento Mulher 360º e o Elas na Logística. 

O empenho da companhia pela equidade de gênero e diversidade rendeu à VLI a premiação, em 2021, pelo estímulo à promoção de mulheres a cargos de liderança. O reconhecimento partiu da Pesquisa “Mulheres na Liderança”, realizada pelos jornais Valor e O Globo, pelas revistas Época Negócios e Marie Claire junto com a ONG Women in Leadership in Latin America (WILL).

Sobre a VLI – A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por três anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.