Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Grupo de voluntários da Emap define plano de trabalho para 2023

Desde que foi implantado, o Grupo de Voluntariados da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, tem promovido uma série de atividades socioculturais voltadas para as comunidades situadas nas áreas vizinhas ao complexo portuário do Itaqui, e, também, em comunidades mais distantes onde o braço da solidariedade humana por alcançar. No último dia 24 de fevereiro, o Grupo promoveu um dia inteiro de reunião de trabalho e planejamento com o a equipe do GERRES – Gerência de Relações com a Comunidade e Responsabilidade Social. Na pauta, o Planejamento anual para 2023.

O encontro aconteceu na sede social da Soamar – Sociedade dos Amigos da Marinha do Maranhão, no bairro do Jenipapeiros,  uma das entidades parceiras (graças a um convênio de realizações firmados com a Emap), que tem proporcionado as realizações de reuniões tanto do Comitê de Responsabilidade do Itaqui/Bacanga, como do Grupo de Voluntariados nas suas dependências.

Depois de todas as exposições, propostas e debates por parte dos voluntários ficou estabelecido o seguinte Plano de Trabalho: Otimização dos Ecopontos; Capacitação dos voluntariados da Emap; Feira das profissões; Consciência ambiental em feira do Anjo da Guarda; Ação de saúde nas comunidades e dia da criança no Cajual.

Definidas as ações, o grupo estabeleceu as diretrizes necessárias para implanta-las, tais como obtenção de sementes; treinamento técnico para instruir o voluntariado; atividades em escolas para apresentação das profissões; educação ambiental na praça do Bradesco; ação nas comunidades para prestação der serviços, consultas médicas e testagens rápidas; e, também, um dia inteiro de lazer dedicado às crianças com brincadeiras e distribuição de brinquedos.

Plano pronto, o passo seguinte foi o engajamento de pessoas e/ou empresas aliadas para viabilização dos projetos definidos na reunião. Para isso, ficou acertado vários prontos importantes, como Fazer ações em escolas para troca de pontos dos eco pontos por brinquedo, palestras dos profissionais da Emap para diferentes áreas nas escolas beneficiadas; Oferecimento de serviços de saúde e palestras de higiene com prevenção de doenças; e, também, arrecadação de brinquedos, distribuição de lanches e promoção de oficinas.

O Plano de Trabalho também definiu o calendário de ações, começando agora no primeiro trimestre desse ano, e, depois, distribuído nos meses de março/agosto/novembro; maio; 05 de junho; agosto e concluindo em outubro. Todo esse esforço, só é possível, graças a dedicação de um conjunto de pessoas e/ou entidades voluntárias como a Equipe Ronny, Voluntários do Comitê de responsabilidade social e escolas do Itaqui Bacanga, SESI, SENAI, VALE, SEBRAE, ALUMAR, Equatorial, Emap, Hospitais circuito CEST/SENAI, comunidade portuária e estudantes.

A reunião de trabalho foi coordenada pela equipe da Emap, formada por Katia das Graças Bezerra, gerente de relações com a comunidade social, Sabino Rocha, Assessor da diretoria de Desenvolvimento e planejamento e Rita de Cassia Choairy, Diretoria de Relações Institucionais.

FOTOS DA SEGUNDA REUNIÃO, REALIZADA NO DIA 10 DE MARÇO, NO MESMO LOCAL