Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Alumar/Alcoa formam profissionais em povoados vizinhos à fábrica

Ao abraçar um papel de agente de transformação, a Alumar abriu portas para que, em 2022, centenas de pessoas conquistassem um certificado de qualificação profissional – ponte para a inserção no mercado de trabalho formal ou ainda, na busca por um novo caminho no empreendedorismo. Somente em 2022, foram investidos mais de R$480 mil na qualificação de novos profissionais.

Para facilitar o acesso à profissionalização, os cursos são oferecidos nas próprias comunidades e são orientados tecnicamente por parceiros como Senai e Sesi. Eletricista predial, soldador, cozinha empreendedora, costura sustentável e fortalecimento de lideranças comunitárias foram algumas das áreas contempladas, de acordo com a expectativa e necessidade da comunidade beneficiada. Ao todo, 327 alunos em mais de 20 comunidades vizinhas, entre elas, Mangue Seco, Coqueiro, Maruaí, Pedrinhas, Estiva, Portinho, Vila Samara, Rio dos Cachorros, Vila Cabral Miranda, Anajatiua e Ananandiba foram formados.
Com mais pessoas qualificadas, é possível absorver a mão de obra local. Durante as obras da Área de Resíduo de Bauxita (ARB) 9, por exemplo, 40% dos colaboradores eram profissionais das comunidades vizinhas à Alumar. Importante lembrar também que essa mão de obra também é aproveitada pela RAM – Rede de Ajuda Mútua, que engloba diversas empresas ao longo dos primeiros 24km da BR-135.

A Alumar se fez presente também na educação profissional através de investimentos do Instituto Alcoa. Um exemplo foi o Projeto Cuidar, iniciativa da organização não governamental Instituto Pobres Servos da Divina Providência que levou cursos de educação empreendedora como auxiliar administrativo, oficina de manutenção básica de cadeira de rodas, curso de libras, cuidador de idosos e de pessoas com deficiências, acessibilidades aplicada e oficinas de artes cênicas e de áudio descrição a 298 pessoas da comunidade da Cidade Operária, em especial às pessoas com deficiência.

Também voltado para as pessoas com deficiência, o Instituto Alcoa em parceria com o Senai, formou 13 alunos no curso de assistente administrativo exclusivo para para PCDs e integra as iniciativas do grupo de inclusão ABLE (Alcoans moving Beyond Limited Expectations – Alcoanos e Alcoanas indo Além de Expectativas Limitantes), que busca promover um ambiente cada vez mais inclusivo, diverso e equitativo.

O Projeto Arte de Ferro é um outro exemplo de uma bem-sucedida parceria com as comunidades. Desenvolvido no Centro Artístico Operário Maranhense (CAOM) o curso,que recebeu investimentos do Instituto Alcoa, capacitou, no ano passado, 60 pessoas no curso de serralheiro, uma profissão que, de acordo com a presidente do CAOM,Vera Jordão, sempre há demanda de trabalho, o que oportuniza uma colocação no mercado.

Para este ano de 2023, de acordo com a Gerente de Relações Institucionais da Alumar, Dulcimar Soares, a expectativa é trabalhar com as comunidades uma cartela de cursos ainda mais assertiva, fortalecendo o capital humano e potencializando estratégias criativas de empregabilidade.

Sobre a Alumar – O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais. O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

  

Fonte e fotos: AMG Comunicações