O TIME DO BOTAFOGO GANHA DO ATLÉTICO MINEIRO DE 3X1 E CONQUISTA O SEU PRIMEIRO TÍTULO DE CAMPEÃO DA LIBERTADORES
O TIME DO BOTAFOGO GANHA DO ATLÉTICO MINEIRO DE 3X1 E CONQUISTA O SEU PRIMEIRO TÍTULO DE CAMPEÃO DA LIBERTADORES
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

dezembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Soamar e Emap fazem integração com alunos da rede pública

Dentro da mentalidade de intercâmbio do saber e do conhecer, a Sociedade dos Amigos da Marinha do Estado do Maranhão – Soamar, em parceria com a Empresa Maranhense de Administração Portuária – Emap, promoveu, nos dias 14 e 15 de fevereiro, uma série de visitas de alunos da rede pública de ensino ao Museu Marítimo do Maranhão, na sede da Soamar, e, também, ao Museu Ferroviário e Portuário na REFFSA. Foram comtempladas oito turmas da Escola do CEAG – Centro de Ensino do Anjo da Guarda.

As visitas, divididas em duas turmas pela manhã e duas turmas pela tarde, foram marcadas pela expectativa dos jovens estudantes em conhecer de forma mais profunda as coisas do mar e da Marinha de modo especial. Dois palestrantes se revezaram em tirar as dúvidas e prestar os esclarecimentos devidos a essa pateia ávidas de curiosidades. O professor Márcio Vaz dos Santos, pela Soamar, e Afrânio Weber Filho, pela Emap.

Também participaram da equipe de acolhida pela Soamar Tamara Núbia e Valdina Borges. As professoras Luciana e Raquel e a estagiária da Emap Luenir. Coube ao professor Márcio Vaz a responsabilidade de explicar as centenas de peças em exposição no Museu Marítimo em suas diversas alas. Assim como falar da importância cultural, social e econômica das atividades ligadas ao mar. O professor Afrânio, falando em nome da Emap, destacou a rotina de um porto em geral, em especial o do Itaqui com sua variedade de cargas e de atividades que envolvem centenas de pessoas, 24 horas por dia, todos os dias da semana. No Museu Ferroviário, os estudantes receberam noções básicas do ciclo do trem, em especial da Maria Fumaça, locomotiva que rasgou os confins do Maranhão e promovendo progresso a cada estação da antiga Estrada de Ferro da Rede Ferroviária Federal – RFFSA.

Além das atividades marítimas, cada palestrante fez questão de destacar a responsabilidade social que todos nós temos com o meio ambiente e com a natureza. Noções básicas de cidadania e respeito a natureza ficaram bem explicitas, assim como a responsabilidade de cada estudante em preservar um mundo melhor e mais saudável para esta e para as próximas gerações. (Confira as fotos)

 

Data da notícia: 20.02.2023
Fonte: Soamar
Fotos: Tamara/Valdina Borges