Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Ministro Márcio França visita porto do Itaqui e o aeroporto de São Luís

Neste sábado (18/02), o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, esteve no Maranhão para conhecer os equipamentos de infraestrutura que estão sob a gestão da pasta. Na agenda, ele fez visitas ao Porto do Itaqui e ao Aeroporto Internacional de São Luís, onde participou de vistoria técnica e de apresentação realizada pela empresa CCR Aeroportos. Na oportunidade, o ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Márcio França, elogiou a gestão portuária do Itaqui e anunciou que o Maranhão está incluído na elaboração do projeto “Voa Brasil”, do governo federal, que tratará de tornar as viagens aéreas mais acessíveis e baratas aos brasileiros.

“Fizemos vistoria do aeroporto que foi entregue recentemente à CCR, e ao Porto do Itaqui, que é concedido ao governo do Estado e tem sido muito bem gerenciado. A gente quer ajudar tanto na questão de portos, como aeroportos. Vamos implementar no Brasil, a pedido do presidente Lula, um novo formato que é o ‘Voa Brasil’. São voos regionais entre o Nordeste, entre o Norte e, depois, entre o Centro-Oeste. Isto irá resultar em passagens mais baratas, mais acessíveis à população brasileira”, explicou o ministro.

Durante a visita, o ministro esteve acompanhado do secretário de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), Cassiano Pereira Junior; do gestor do Departamento de Aeroportos da Seinc, Shirlei Aparecido Alves; e do presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, e, também, do gerente Geral da Granel Química Sílvio Aguiar.

Para o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Junior, a visita do ministro ao Maranhão integra as ações de diálogo e firmamento de parcerias que o governo do Maranhão tem fortalecido junto ao Governo Lula.

“Estamos acompanhando o nosso ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Márcio França, que está, a pedido do presidente Lula, conhecendo os portos e aeroportos do país. Esta ação representa o sucesso nos esforços do governador Carlos Brandão para o estreitamento do relacionamento junto ao governo federal”, afirmou o secretário da Seinc.

Na ocasião, o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, destacou que a visita do ministro de Portos e Aeroportos contribui para o fomento à criação de um modelo brasileiro de gestão portuária a partir dos êxitos administrativos que tornaram o porto público maranhense no 4º maior porto em movimentação de cargas no Brasil.

“Nós tínhamos, até 2022, a visão de sermos referência em gestão portuária, e já temos reconhecimentos, inclusive, do Ministério, a partir do Índice de Gestão da Autoridade Portuária. A nossa ideia é, exatamente, compartilhar essa experiência e, também, aprender com outros portos e trazer a visão do presidente Lula e do ministro Márcio França para um modelo de gestão portuário brasileiro”, pontuou o presidente da Emap.

O diretor de Operações da CCL Aeroportos, Miguel Dau, comemorou a vinda do ministro Márcio França, que tratou de verificar as obras e os planos que a empresa tem para a região do Maranhão, mais especificamente no Aeroporto de São Luís.

“Nós faremos uma grande mudança neste aeroporto para uma região que necessita e merece uma movimentação de passageiros à altura. Em breve, até fevereiro de 2024, nós teremos um novo aeroporto”, anunciou o diretor da CCL.

 

Data da notícia: 18.03.2023
Fonte: Ascom Maranhão

Fotos: Artur Costa