Hoje é segunda-feira, 16 de setembro de 2024. Dia do Caminhoneiro; Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio; dia de São Cipriano; Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose e Aniversário da Emancipação de Alagoas # Apenas um jogo hoje no Brasileirão: Internacional x Cuiabá. Hoje é sexta-feira, 6 de setembro de 2024. Dia do Alfaiate e dia do Sexo # Eliminatórias da Copa: Argentina 3x0 Chile e Bolívia 4x0 Venezuela.
Hoje é segunda-feira, 16 de setembro de 2024. Dia do Caminhoneiro; Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio; dia de São Cipriano; Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose e Aniversário da Emancipação de Alagoas # Apenas um jogo hoje no Brasileirão: Internacional x Cuiabá. Hoje é sexta-feira, 6 de setembro de 2024. Dia do Alfaiate e dia do Sexo # Eliminatórias da Copa: Argentina 3x0 Chile e Bolívia 4x0 Venezuela.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

setembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Terminal Portuário de São Luís bate um novo recorde de cargas

O Terminal Portuário São Luís (TPSL), administrado pela VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – registrou recorde na movimentação de cargas em 2022. Foram 5,4 milhões de toneladas de carga geral transportadas, representando o maior volume desde 2015, um ano após a companhia ter iniciado a operação do ativo, quando movimentou 4,9 milhões de toneladas. A marca histórica é reflexo do crescimento do Corredor Norte que, por meio da Ferrovia Norte-Sul (FNS), opera o escoamento da produção de grãos do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), Mato Grosso, Pará e Goiás, pelo Terminal Portuário São Luís.


O mix de cargas movimentadas no TPSL inclui insumos minerais e cargas do agronegócio, com destaque para os grãos – mais precisamente soja e milho. Na comparação com 2021, o fluxo desse tipo de carga cresceu 900 mil toneladas. O avanço da produção de grãos aliado a operações logísticas integradas e uma gestão voltada excelência na experiência do cliente são fatores decisivos para o desempenho recorde do terminal. Além disso, boas taxas operacionais, menor tempo de espera e embarque e previsibilidade de line-up estão entre os fatores que também contribuem para o crescimento do TPSL.

“Com o crescimento da produção do Arco Norte, a VLI trabalha para ampliar sua capacidade operacional e atender aos produtores da região, oferecendo um serviço de excelência, focado na experiência do cliente. Para isso, a companhia dedica-se para assegurar melhoria contínua dos processos, de forma que as operações sejam mais eficientes e ágeis”, reforça o gerente geral de Operações de Terminais e Portos da VLI, Douglas Marques.

Além de soja e milho, também são transportadas pelo TPSL gusa, manganês e minério, que têm origem no Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará. Eles chegam ao terminal por meio da concessão da VLI do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS) e pela Estrada de Ferro Carajás (EFC), onde a companhia opera por direito de passagem. As operações acontecem integralmente pelas ferrovias e são conectadas com os Terminais Integradores de Palmeirante (TIPA), Porto Franco (TIPF) e Porto Nacional (TIPN), também operados pela VLI.

Sobre a VLI – A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por dois anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Data da notícia: 19/01/2023
Fonte: WComunicação