Depois da fase de testes, no início do segundo semestre, agora está a todo vapor o transporte da carga de fertilizantes por meio de ferrovia (Carajás/Norte-Sul) entre o Porto do Itaqui e as zonas produtoras. O investimento da Companhia Operadora do Porto do Itaqui (COPI) para construir o mais moderno terminal de fertilizantes da América Latina se consolida com a entrada em operação do ramal ferroviário que leva essa carga do porto até o terminal de transbordo em Palmeirante (TO).
Com o novo trecho de ferrovia a operadora coloca no mercado uma oferta diária de até 40 vagões (3,7 mil t). Para isso, conta com um moderno sistema de correias transportadoras, o que permite a descarga de um vagão de 100 toneladas em 7 minutos.
“Agora com todo o sistema em funcionamento, o terminal da COPI, junto a outros grandes empreendimentos implantados no porto público do Maranhão, como Tegram e terminais de granéis líquidos, demonstra a força da cadeia produtiva dos grãos e a confiança do setor privado para investir no porto público do Maranhão”, afirma o diretor de Operações do Porto do Itaqui, Jailson Luz.
De acordo com a equipe de operações da COPI, a ferrovia já vem apresentando desempenho planejado para os primeiros carregamentos, com 733 toneladas de carga expedidas por hora. A capacidade inicial do sistema é de 1,5 milhão de toneladas/ano (pode aumentar mediante demanda).
Lugar: PORTOSMA
Fonte: Site da Emap
Data da Notí£©a: 13/01/2023