Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Capitania dos Portos entrega de Cadernetas a Moços de Convés

Em mais uma cerimônia cívico-militar realizada neste mês de dezembro, a Capitania dos Portos do Estado do Maranhão promoveu a entrega das Cadernetas de Inscrição e Registro do Curso de Formação de Aquaviários Moço de Convés. A conclusão deste tipo de formação está prevista nas Norma da Autoridade Marítima da Diretoria de Portos e Costas – DPC. As aulas foram realizadas em São Luís, capital do Estado do Maranhão, no período de 15 de agosto a  de 30 de novembro de 2022.

A vogal do evento foi a Sargento Paula, enquanto a Tenente Fonteles, chefe do Departamento do Ensino Profissional Marítimo da CPMA, representou o Capitão dos Portos CMG Alexandre Roberto Januário, e, em seu nome, abriu e presidiu a solenidade. A mesa foi formada pelo professor José Guedes, Tamara Nubia Duarte e Valdina Borges (representando a Soamar-MA) e o Primeiro-Sargento Almeida. Logo em seguida foi executado o Hino Nacional Brasileiro, e a cerimônia continuou com a chamada nominal dos novos aprovados no Curso de Formação de Aquaviários Marinheiro de Convés.

Foram entregues as Cadernetas de Inscrição e Registro do Curso de formação de Aquaviarios Moço de Convés aos seguintes concludentes: Amadeu Xavier da Nobrega Filho, Daniel Barros Rodrigues, Eriky Torres Cavalcante, Fabiano dos Reais Portugal, Francisco Lucas Veras Alves, Freidombergue Paiva Pereira, Gian Luca Damasceno, Gustavo Souza Leal, Hudson Silva Macedo, Israel Aroucha Sousa, Jean Carlos de Oliveira Muniz, Joelson Barros Neves, José de Ribamar Garcia. José Elismael Xavier Conceição, Jose Helber de Lima, José Martinho Baeta Silva, José Raimundo Araúio. Juany Pamelle de Oliveira Gomes, Julio Cesar Lima Santos, Kleison Leandro Silva Lins, Leonardo Davi Leite Gomes, Lucas Costa Pedrosa, Luiz Evanildo Lima Neto, Marcelo Silva Vidigal, Pedro Aryan Rabelo Nina, Rafael Souza Nascimento, Thiago Pereira Viana De Sousa, Thyago Mendes Godinho, Wadson Carneiro Lima e Wellton Costa Barros.

Em sua mensagem aos novos formandos, o Capitão dos Portos do Maranhão, CMG Januário, destacou que “para a Capitania é um dia especial, pois se encerra o Curso de Formação de Aquaviários Moço de Convés (CFAQ-MOC), cuja finalidade principal foi habilitar os profissionais do mar para desempenha funções no nível de apoio, serviço de quarto de navegação, em embarcações na navegação costeira e mar aberto com arqueação bruta igual ou superior a 500 empregadas na navegação costeira e mar aberto a bordo das embarcações de passageiros e cargas”, e concluiu: “Agora que todos vocês estão habilitados e conscientes das responsabilidades, para conduzir as embarcações com plena segurança, desejamos sorte e esperamos que encontrem sempre mares calmos e ventos brandos, soprando de popa”.

Antes da Tenente Fonteles encerrar a cerimônia, foi feita a entrega de uma premiação especial aos alunos que mais se destacaram no curso. Ofertados pela Soamar do Maranhão e GD Print Artes, os brindes foram entregues aos seguintes formandos: 1º Colocado: Francisco Lucas Veras Alves. 2º colocado: Daniel Barros Rodrigues. 3º colocado: Gustavo Souza Leal. 4º colocado: Gian Luca Damasceno Reis e, 5º colocado: Luís Ivanildo Lima Neto. Clique na Galeria para ver as fotos.