A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – é uma das instituições que integram o Conselho da Unidade de Conservação Horto Arara Azul, localizado no bairro Itamar Guará, em Imperatriz, área que faz divisa com as instalações da companhia na cidade. Ao integrar o órgão, ao lado de membros do poder público e da sociedade civil, a empresa dá mais um passo no fortalecimento do seu compromisso com a conservação do meio ambiente.
Realizada na última semana, a primeira reunião de planejamento do Conselho, criado em 2022, definiu a realização de encontros periódicos para o planejamento de estratégias e ações direcionadas à Unidade de Conservação Horto Arara Azul. A área tem aproximadamente 157 hectares e é administrada pela Prefeitura de Imperatriz. Para a Analista Ambiental da VLI, Grasyelle Silva, que representa a empresa no Conselho, a Unidade de Conservação Horto Arara Azul é um marco histórico para a cidade de Imperatriz.
“Para a VLI, é muito significativo fazer parte desse momento, fortalecendo ainda mais o nosso vínculo com a cidade. Além disso, vale destacar que a área é vizinha às nossas instalações no município, o que aumenta o nosso compromisso com a causa”, afirma.
De acordo com a Analista Ambiental da VLI, o Conselho terá como foco organizar o espaço para garantir a preservação da fauna e da flora presentes na unidade, dando cumprimento à resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), de 10 de Dezembro de 2018, que estabelece que áreas de proteção ambiental sejam destinadas à proteção e à conservação da qualidade ambiental, visando a melhoria da qualidade de vida da população. Ela informou, ainda, que profissionais da empresa com expertise na área também foram colocados à disposição do colegiado para que possam contribuir com suas ações.
Sobre a VLI – A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por dois anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.