Hoje é domingo, 31 de agosto de 2025. Dia do Nutricionista; Dia de São Raimundo Nonato e dia Internacional do Blog # O Maranhão ganhou o ASA de Arapiraca de 1x0 e abre vantagem na disputa que vale acesso para a Série C do Brasileirão Example Text
Hoje é domingo, 31 de agosto de 2025. Dia do Nutricionista; Dia de São Raimundo Nonato e dia Internacional do Blog # O Maranhão ganhou o ASA de Arapiraca de 1x0 e abre vantagem na disputa que vale acesso para a Série C do Brasileirão Example Text
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

agosto 2025
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Itaqui, principal porto público do Maranhão, recebe 1ª carga de trilhos de nova ferrovia

Desembarque marca início da construção do trecho ferroviário FICO, entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT)

Nesta última semana de dezembro o Porto do Itaqui está recebendo a primeira carga de trilhos para a construção de um trecho ferroviário entre os municípios de Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), denominado FICO – Ferrovia de Integração Centro Norte. Integrado à Ferrovia Norte Sul, esse trecho – com 383 km de extensão – conecta o Porto do Itaqui diretamente às principais zonas produtoras de grãos (soja e milho) do Arco Norte do Brasil, nos estados de Goiás e Mato Grosso. Em 2022 as exportações grãos (soja, milho e farelo) somam 16,2 milhões de toneladas e as importações de fertilizantes totalizam 2,5 milhões de tons, que juntos representam 63% das cargas movimentadas pelo Porto do Itaqui.

“A estimativa é de que esse trecho, uma vez em operação, promova um aumento de aproximadamente 7 milhões de toneladas no volume de grãos movimentados pelo Porto do Itaqui por ano”, afirma o diretor de Operações da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Jailson Luz. A ampliação da ferrovia fortalece a cadeia logística dos grãos e favorece o aumento do volume de exportação dessa carga pelo porto público do Maranhão, gerando mais desenvolvimento para toda a área de influência do Itaqui, que compreende o MATOPIBA (estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além de Goiás e Mato Grosso.

Esse primeiro trecho (Mara Rosa, em Goiás, e a Água Boa, em Mato Grosso) também representa a redução do transporte rodoviário ao longo dessa área de influência, o que torna mais sustentável toda a cadeia produtiva de grãos que saem do Porto do Itaqui para o mercado externo. A construção da FICO, esta de responsabilidade da mineradora Vale, representa uma contrapartida pela concessão antecipada da Ferrovia que ligará Vitória (ES) ao estado de Minas Gerais. Quando finalizada, a ferrovia se estenderá até Lucas do Rio Verde, um dos principais centros de produção de grãos do Brasil.