Desembarque marca início da construção do trecho ferroviário FICO, entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT)
Nesta última semana de dezembro o Porto do Itaqui está recebendo a primeira carga de trilhos para a construção de um trecho ferroviário entre os municípios de Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), denominado FICO – Ferrovia de Integração Centro Norte. Integrado à Ferrovia Norte Sul, esse trecho – com 383 km de extensão – conecta o Porto do Itaqui diretamente às principais zonas produtoras de grãos (soja e milho) do Arco Norte do Brasil, nos estados de Goiás e Mato Grosso. Em 2022 as exportações grãos (soja, milho e farelo) somam 16,2 milhões de toneladas e as importações de fertilizantes totalizam 2,5 milhões de tons, que juntos representam 63% das cargas movimentadas pelo Porto do Itaqui.
“A estimativa é de que esse trecho, uma vez em operação, promova um aumento de aproximadamente 7 milhões de toneladas no volume de grãos movimentados pelo Porto do Itaqui por ano”, afirma o diretor de Operações da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, Jailson Luz. A ampliação da ferrovia fortalece a cadeia logística dos grãos e favorece o aumento do volume de exportação dessa carga pelo porto público do Maranhão, gerando mais desenvolvimento para toda a área de influência do Itaqui, que compreende o MATOPIBA (estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além de Goiás e Mato Grosso.
Esse primeiro trecho (Mara Rosa, em Goiás, e a Água Boa, em Mato Grosso) também representa a redução do transporte rodoviário ao longo dessa área de influência, o que torna mais sustentável toda a cadeia produtiva de grãos que saem do Porto do Itaqui para o mercado externo. A construção da FICO, esta de responsabilidade da mineradora Vale, representa uma contrapartida pela concessão antecipada da Ferrovia que ligará Vitória (ES) ao estado de Minas Gerais. Quando finalizada, a ferrovia se estenderá até Lucas do Rio Verde, um dos principais centros de produção de grãos do Brasil.