Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Em parceria com a Alumar e Polícia Proerd forma mais 900 alunos

O principal objetivo do programa é preparar os jovens a se protegerem das drogas e das más companhias

 “Luz, Câmera, Ação. Hoje é dia de Proerd”. Estas foram as palavras de ordem para 900 crianças do 5.º ano da rede municipal de ensino, formandos no Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd.  A solenidade contou com a presença de executivos da Alumar, de autoridades policiais, da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, da Secretaria Municipal de Educação e da vice-prefeita de São Luís, professora Esmênia Miranda.

O Proerd é uma parceria da Alumar com a Polícia Militar do Maranhão e promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário. Desde 2014, mais de 10.500 alunos concluíram a formação no curso de educação preventiva às drogas, com o apoio do Consórcio.

O gerente da Refinaria da Alumar, Giuliano Siqueira, destacou a importância da iniciativa e mencionou da alegria em participar de um programa tão importante para as comunidades vizinhas à Alumar. “Com o Proerd, contribuímos com a solução de um problema que está cada vez mais evidente na sociedade”, afirmou.

O aluno Ezequiel Portela, estudante de 12 anos da UEB Salomão Fiquene, da comunidade do Tibiri, disse que está mais atento depois do curso. “Presto mais atenção nas coisas e, quando vejo que a conversa não está legal, saio logo”, acrescentou. Maria de Jesus, moradora da Vila Cascavel, levou a duas netas para a formatura. Para ela, o Proerd apoia na criação das jovens, especialmente, quando os pais estão trabalhando e a responsabilidade recai para outros familiares, como é o caso dela. “Esse programa é uma bênção, pois me ajuda quando elas estão na escola e não tenho como controlar”.

A vice-prefeita, Esmênia Miranda, que também já foi policial, ressaltou o quanto é importante agir hoje para assegurar um futuro promissor para as crianças. “A escola é um agente transformador da sociedade e colaborar para que as crianças tomem uma decisão consciente é fundamental.”

Sobre a Alumar – O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais. O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

Lugar: PORTOSMA

Fonte: AMG Comunicação

Data da Notí£©a: 27/12/2022