Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Soamar e Capitania dos Portos entregam medalhas de Amigo da Marinha

Em mais uma cerimônia de entrega de Amigos da Marinha patrocinada pela Capitania dos Portos do Maranhão e a Soamar-MA, Sociedade de Amigos da Marinha do estado do Maranhão, o Comandante da CPMA, Capitão de Mar e Guerra Alexandre Roberto JANUÁRIO, em sua primeira investidura de medalhas em seu Comando, logo em sua fala inicial, agradeceu a cada um dos convidados, autoridades civis e militares e os novos agraciados presentes. A cerimônia foi aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda de Música do 24º Batalhão de Infantaria da Selva. Apesar da solenidade ser realizada na sexta-feira, dia 5, todas as referências foram para o dia seguinte, 6 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional do Amigo da Marinha. A data presta significativa homenagem as pessoas da sociedade civil que se destacaram, voluntariamente, na divulgação das atividades da Marinha do Brasil e a ampliar a percepção da mentalidade marítima na sociedade.

No dia 06 de novembro a MB comemora o Dia Nacional do Amigo da Marinha, data em que homenageia esses amigos que voluntariamente se dedicam a divulgar as atividades da Força e a ampliar a percepção da mentalidade marítima na sociedade. “A Medalha de Amigo da Marinha tem esse propósito, agraciar personalidades civis sem vínculo funcional com a nossa Marinha, militares de outras forças, bem como instituições que tenham contribuído para fortalecer o relacionamento da Marinha do Brasil com a sociedade civil”, explica o CMG Januário, Capitão dos Portos do Estado do Maranhão.

Em nome de todos os agraciados com a comenda marinheira, falou, já na condição de Amigo da Marinha, Carlos Roberto Frisoli. “Em meu nome e no dos demais, e na condição de oficial da Marinha Mercante, quero aqui destacar a Força da nossa Marinha, e principalmente em suas ações relevantes como é o caso da Amazônia Azul, por exemplo, e todos os demais programas sociais que a Marinha promove em benefício do Brasil e da sociedade brasileira”, afirmou.

O presidente da Soamar do Maranhão, empresário e soamarino Sílvio Aguiar, destacou sua gratidão pelo apoio da comunidade às causas da Marinha, e lembrou parceiros importantes para o sucesso de sua administração, como Orson Feres, da Soamar Brasil e Ted Lago, diretor presidente da Emap – Empresa Maranhense de Administração Portuária. Para o presidente da Soamar Brasil, Orson Feres, o próximo orador da noite, o legado da Soamar do Maranhão é inegável, assim como toda as demais sociedades de Amigos da Marinha do Brasil e Portugal. Por fim, em sua fala, Orson fez questão de destacar os bicentenário da Independência do Brasil e da Esquadra Brasileira.

O Comandante Januário que encerrou a etapa dos discursos, foi enfático ao reconhecer o apoio de todos os soamarinos e agradeceu a cada um em nome da força maior que é a Marinha do Brasil. Lembrou também que a exemplo desse, outros eventos virão, tais como a realização webinários, homenagens pela passagem da Batalha de Guaxenduba e inauguração de bustos de heróis nacionais da Marinha e do Brasil, como, por exemplo, Almirante Joaquim Marques Lisboa, Visconde e Marquês de Tamandaré. O evento foi realizado no dia 05 de novembro, na sede da Soamar do Maranhão, no Jenipapeiro. O Comandante Januário ainda entregou placas de agradecimento à Ted Lago, Orson Feres e Sílvio Aguiar.

Foram agraciados com a Medalha e o Diploma de Amigos da Marinha quatro personalidades:

*** CORONEL FERNANDO BENITEZ LEAL – Coronel engenheiro, diretor do Centro de Lançamento de Alcântara;
*** RENATO MADSEN ARRUDA – Superintendente da Polícia Federal do Maranhão;
*** JANDIR ANDRÉ LUBENOW – Superintende da Polícia Rodoviária Federal do Maranhão;
*** JESUS GUANARÉ DE SOUSA BORGES – Juiz magistrado;
*** LUCIANO ARAGÃO SANTOS – Procurador Chefe do Ministério Público do Trabalho no Maranhão;
*** FRANCISCO ALBUQUERQUE PARENTE JÚNIOR – Delegado da Polícia Federal;
*** ELMAR FERNANDES NASCIMENTO – Auditor Fiscal da Receita Federal;
*** FELIPE OZÓRIO MONTEIRO DA GAMA – Presidente do Conselho de Autoridade Portuária do Itaqui;
*** CARLOS ROBETO FRISOLI – Oficial de Marinha Mercante;
*** PEDRO JEAN DE SOUSA VIEIRA – Gesto de RH e Supervisor de Administrativo da Granel Química;
*** ORLANDO PEREIRA DOS SANTOS – Administrador de empresa;
*** ELEN CASSAS TRAVASSOS BRISSAC – Economista e gerente de contratos e arrendamentos;
*** ANTONIO AMÉRICO LOBATO GONÇALVES – Presidente da Federação Maranhense de Futebol;
*** JOSÉ AUGÊNIO DE ARAÚJO CAVALCANTE – Engenheiro e coordenador de obras civis;

MAIS FOTOS NA GALERIA