Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Oficiais de alta patente da Marinha realizam encontro de trabalho em São Luís, Maranhão

    

A cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão, pela sua importância estratégica comercial marítima, sediou, entre os dias 04 e 06 a Reunião, Funcional do Grupo Marítimo do Brasil. Tendo como anfitriã a Capitania dos Portos do Maranhão, na pessoa do seu comandante, o CMG Alexandre Roberto Januário, o encontro foi realizado no Centro de Convenções do Brisa Mar Hotel. O evento, que teve a coordenação da DGN – Diretoria Geral de Navegação da Marinha do Brasil, contou com as seguintes comitivas:

DIRETORIA-GERAL DE NAVEGAÇÃO: Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar; CF (T) Silvio Mendes de Oliveira e SO – CA Robyson Willame Araujo Furtado.

COMANDO DO 3º DISTRITO NAVAL: Vice Almirante André Moraes Ferreira.

COMANDO DE OPERAÇÕES MARÍTIMAS E PROTEÇÃO DA AMAZÔNIA AZUL: Contra Almirante Gustavo Calero Garriga Pires e Capitão de Fragata Felipe Otavio Melo Jácome Gurgel.

COMANDO DO 4º DISTRITO NAVAL: Capitão de Corveta Germano Américo dos Santos Filho.

DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS: Alte Esq Wladmilson Borges de Aguiar; CF (T) Silvio Mendes De Oliveira; SO – CA Robyson Willame Araujo Furtado; V Alte Sergio Renato Berna Salgueirinho; C Alte Marco Antônio Guimarães Falcão; C Alte (RM1) Eric Barbosa; C Alte (RM1) José Luiz Ribeiro Filho; C Alte (RM1) Márcio Ferreira de Mello; C Alte (RM1-FN) Jonatas Magalhães Porto; CMG (Refº) Paulo Roberto O. Mesquita Spranger; CMG (RM1) André Sá De Mattos; CF (RM1) Wander Glovinsky; CT Henrique Gutiérrez Mittmann; CT RM2-T) Alberto Kenzo Kikuchi Junior; CT (RM1-AA) Valfrido Passos De Freitas e SCNS Marcelo Oliveira De Castro Júnior.

CAPITANIA DOS PORTOS DO MARANHÃO: CMG Alexandre Roberto Januário.

CAPITANIA DOS PORTOS DO CEARÁ: CMG Anderson Pessoa Valença.

CAPITANIA DOS PORTOS DA PARAÍBA: CF Erijansen De Souza Maciel.

CAPITANIA DOS PORTOS DE PERNAMBUCO: CMG Frederico Medeiros Vasconcelos De Albuquerque

CAPITANIA DOS PORTOS DO RIO GRANDE DO NORTE: CF Jorge Henrique Mota Gomes de Souza.

CAPITANIA DOS PORTOS DE ALAGOAS: CF Luciano Da Silva Teixeira.

O primeiro dia de programação teve as boas-vindas a todos os participantes proferidas pelo Germano Américo dos Santos Filho, em nome do IV Distrito Naval. O VA Salgueirinho abriu os trabalhos pela DPC, que teve ainda Exposição Sobre a Política Marítima (C ALTE Barbosa); Exposição sobre o meio ambiente (Contra Almirante Jonatas) e Exposição sobre o plano de metas lima (Capitão de Fragatas Wander Glovinsky).

Outros temas como “Exposição sobre inquéritos de acidentes e fatos da navegação”, “Exposição sobre direitos marítimos”, “Sistemas corporativos”, “Tráfego aquaviário”, “Ensino profissional marítimo” e exposições sobre as atuações de cada Capitania pelos seus respectivos comandantes, fizeram parte da programação. A exposição sobre a Capitania do Maranhão – anfitriã do evento – foi feita pelo Capitão dos Portos do Estado, CMG Januário.
 

Na programação externa, os visitantes conheceram a sede campestre da Capitania, no Jenipapeiro; a Soamar do Maranhão e o Museu Marítimo; o Porto do Itaqui; a Patromoria e o Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão.

RECEPÇÃO NA SOAMAR – Depois de tantas horas de trabalho, toda a comitiva participou de uma programação sócio recreativa oferecida pela diretoria da Soamar do Maranhão, na pessoa do seu diretor presidente Silvio Aguiar. No aconchegante ambiente da sede dos Amigos da Marinha do Maranhão, foi montado um requintado buffet, acompanhado de vinhos, sucos naturais e tradicionais, além de uma música de extremo bom gosto. Ao se dirigir aos presentes, o presidente da Soamar, em nome de toda diretoria, e também da parceira Emap, agradeceu a presença de todos, em especial do chefe a comitiva, o Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar. Houve trocas de presentes, e mais discursos. Do presidente da Soamar Brasil, Orson Feres e do próprio diretor da DGN. “Esta é minha primeira “atracação” no Maranhão e estou fascinado pelo potencial presente e futuro deste estado ímpar em recursos naturais e benesses da natureza. Aqui temos um excelente potencial de energia limpa e uma expectativa de um grande, futuro, e promissor polo petrolífero. O Maranhão poderá ter um pré-sal tão significativo como o que o país explora hoje no litoral entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo”, afirmou o Almirante Wladmilson Borges.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Capitania do Portos do MA/Redação
Data da Notí£©a: 08/10/2022