Nesta quinta feira, 29/9, a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, realizou leilão para a concessão e exploração de área para implementação de terminal localizado no Pátio Intermodal de Santa Helena de Goiás. O evento ocorreu no auditório central da Universidade Federal de Goiás, em Santa Helena de Goiás. A empresa Granel Química foi a vencedora do certame, que esteve representada no evento pelo Gerente Geral da empresa, Edson Souki. A Granel Química, empresa brasileira relacionada a multinacional Odfjell Group, com sede na Noruega, é especializada na movimentação e armazenagem de granéis líquidos. A futura concessionária já possui operação de terminal em outro Pátio Ferroviário da Valec, em Porto Nacional, no estado do Tocantins.
O prazo da concessão de uso será de 30 anos. O leilão faz parte das ações de encerramento deste setembro ferroviário, mês dedicado pelo Ministério da Infraestrutura ao modal ferroviário brasileiro.
A área leiloada possui aproximadamente 4,1 hectares e é destinada à implantação do novo terminal. De acordo com a avaliação sobre a viabilidade do empreendimento, os investimentos totais estimados são de aproximadamente R$ 60 milhões, contemplando obrigação do futuro concessionário de instalar tancagem mínima de 10,15 mil metros cúbicos.
Programa Terminais Inteligentes – Segundo as diretrizes determinadas pela Valec, a chegada dos novos terminais tem o objetivo é promover a infraestrutura e atender as demandas por combustíveis no Sudoeste goiano, compreendendo Santa Helena de Goiás e municípios vizinhos. A estruturação dos ativos para a concessão de uso de áreas e terminais é uma das principais diretrizes de negócios da Valec. Nos últimos dois anos, a estatal promoveu quatro leilões e cinco consultas públicas dentro deste programa que tem se mostrador inovador e empreendedor no segmento de granéis líquidos.
Lugar: PORTOSMA
Fonte: Valec/A Tribuna
Data da Notí£©a: 03/10/2022