Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

PLATAFORMA ODFJELL – 500 anos de experiência em vela fazendo história sob um mesmo teto

O local estava repleto de um senso de ocasião quando 14 dos veteranos marítimos de Odfjell se reuniram para uma reunião em companhia de dois membros da família Odfjell e colegas da costa. Os marítimos de Odfjell que se aposentaram nos últimos cinco anos foram convidados a participar de uma tarde e uma noite no histórico Hotel Terminus em Bergen. Foi um evento inédito do gênero e, a julgar pelo espírito da noite, muito bem-vindo.

Desde o primeiro segundo, não houve um único momento de silêncio – exceto quando o próprio Dan Odfjell entrou na sala. O ex-chefe de Odfjell é amplamente considerado como um dos principais impulsionadores por trás do acúmulo do comércio mundial de petroleiros químicos e da posição de liderança de Odfjell, e sua presença esta noite fez uma reunião especial.

Ele cumprimentou calorosamente seus ex-colegas, e aproveitou para desenhar as linhas da história da empresa, que começou com seu bisavô Bernt Daniel Olsen, um capitão de casca que se mudou para Bergen no final de 1800. Ele continuou com uma saudação aos convidados e à organização Odfjell: “Estou realmente feliz por estar aqui para homenagear todos vocês que tanto contribuíram para a empresa onde trabalhei por 50 anos. Sinto que somos todos uma grande família. Sou grato a vocês – herdei muitos colegas sólidos do meu pai e muitos mais vieram ao longo dos anos. Eu sei por experiência própria que sem você, esta jornada não teria sido possível.

E continuou: “A jornada da nossa empresa não tem sido fácil, mas hoje vemos os resultados do trabalho árduo que todos colocaram. Nunca devemos desistir, e nunca ser arrogantes. Trabalhar juntos é a chave para o sucesso, e o mais importante de tudo é ter as pessoas certas”.

Na foto, vemos, da esquerda para a direita, o Presidente Laurence Odfjell, Engenheiro Chefe Roger Engan, Capitão Olav Thoresen, Capitão Bjørn Atle Hågensen, Capitão Erling Jarl Stokvik, Engenheiro Chefe Torger Hammersmark, Capitão Stig Helge Larsen, Capitão Jan-Ove Fredheim, Engenheiro Chefe Per Jarle Bjorøy, Capitão Sigurd Fjærestad, Dan Odfjell, Engenheiro Chefe Per Arild Bjøø, Capitão Jan Kåre Næss, Pump Man Isak Pedersen, CEO Harald Fotland, Pump Man Ove Slagstad og Capitão John Wang. Nas fotos menores, o Capitão Sigurd Ole Fjærestad, Engenheiro Chefe Per Jarle Bjorøy e Capitão Jan Ove Fredheim (de barba) e CEO Harald Fotland, Dan Odfjell e o presidente Laurence Odfjell.

Dan Odfjell, Um compromisso vitalício com o mar – Os marítimos recém-aposentados começaram suas carreiras marítimas quando tinham entre 16 e 17 anos na década de 1970. Quando o número de anos em serviço é somado, isso mostra que esses 14 profissionais têm incríveis 500 anos de experiência combinada em alto mar, como bem afirma o título desta reportagem. Entre os convidados estavam os capitães Jan Ove Fredheim e Sigurd Ole Fjærestad. Como o destino teria, ambos se matricularam na “Academia dos Meninos do Mar” em 1976. Os dormitórios foram decididos com o sobrenome, então os dois F’s acabaram dividindo um quarto (ambos se lembram de ter um curso de colisão muito necessário sobre como mudar suas roupas de cama do pai de Jan Ove em sua primeira noite).

Cerca de vinte anos depois, eles voltaram a se reunir como oficiais de topo em Odfjell, onde permaneceram até Sigurd Ole se aposentar em 2020 e Jan Ove no início deste ano. Esta geração de marítimos passou por décadas de mudanças significativas na indústria naval e na profissão marítima. Ainda assim, quando perguntados sobre o que eles vêem como critérios de sucesso ao olhar para trás, os dois Capitães e o Engenheiro Chefe Per Jarle Bjorøy concordam em um conjunto de conselhos que são tão relevantes para as gerações mais jovens quanto tem sido para os aposentados: “Sejam abertos e transparentes, estejam envolvidos, aceitem e respeitem uns aos outros – independentemente da posição e experiência – e trabalhem juntos”.

Mais tarde, o capitão Jan Kåre Næss compartilhou anedotas de seus 43 anos com Odfjell, incluindo um dos primeiros conselhos que recebeu de um capitão: “Nada é impossível; você só tem que remover o “im”. Então tudo é possível. Ele elogiou Dan, Laurence e a empresa pelo apoio e generosidade, e por fornecer um local de trabalho seguro e desafiador através de altos e baixos (“mais altos do que baixos, com certeza”). “Obrigado Odfjell, por tornar o impossível possível”.

Saudação da Cadeira e CEO – O Coro bergen shanty tem os pés em movimento com o que um convidado apropriadamente chamou de “um desfile de sucesso de favelas” antes do CEO Harald Fotland, e o presidente Laurence Odfjell dirigiu-se aos marítimos com agradecimentos: “Tenho certeza que você abalou sua cabeça em algumas das ideias que propusemos ao longo dos anos. Felizmente, podemos sempre contar com você para feedback construtivo. Como resultado de sua entrada qualificada, os projetos foram melhorados, alterados e, por vezes, interrompidos completamente. Esse tipo de cooperação é algo que eu apoio fortemente, e espero e acredito que você passou essa cultura para a geração mais jovem”.

O CEO da Odfjell também aproveitou a oportunidade para agradecer a Dan Odfjell por seu papel único e contribuições para a empresa e a indústria de navios-tanques de produtos químicos por meio do século. A apreciação colegial de Harald pelos marítimos foi espelhada por Laurence, que afirmou: “Vocês são um exemplo vivo do nosso princípio orientador. Segurança por seus esforços, experiência, competência e atitude. Vocês são modelos”.

A Odfjell é hoje líder no segmento de navios-tanques químicos. A empresa inovou por meio da cooperação de todos e garante está preparada para o futuro, “porque estamos em terreno sólido como nossos colegas de classe mundial no mar e em terra firme”, concluiu.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Boletim ODFJELL
Data da Notí£©a: 27/09/2022