Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Eleição da Soamar-MA é aclamada em chapa única e elege seus novos dirigentes

Silvio, já aleito, fala aos presentes durante a solenidade

Depois do impasse por conta de desencontros de opiniões por observância ou não do Estatuto da Soamar-MA, a Sociedade de Amigos da Marinha, finalmente, realizou a eleição da sua Diretoria Executiva, graças a denominações expressas do Capitão dos Portos, Alekson Barbosa da Silva Porto, que, na condição de Presidente do Conselho Superior da Soamar-MA e, considerando que o prazo da atual diretoria já havia expirado, usou de toda sua autoridade para dar uma solução que encaminhasse para o fim do impasse. Em um esforço adicional e, único, considerando os incidentes e até mesmo inconvenientes ocorridos no dia 10 de junho, quando ânimos se exaltaram e o pleito saiu do controle, o mesmo Capitão dos Portos que suspendera aquela sessão,  voltou a reunir os dois presidentes envolvidos na disputa. No caso, Sílvio Lúcio de Oliveira Aguiar (Chapa Almirante Inácio Belfort Vieira), e Carlos Guterres Moreira (Chapa Jobert José Salgado Filho). A ideia era aparar arestas e costurar um acordo de modo a manter a tranquilidade e o espirito de amigo Soamarinos que define a entidade. Não conseguiu. As convicções conflitantes do dia 10 foram mantidas e, sem alterar uma vírgula do documento base da primeira eleição, ficou determinado que uma nova eleição seria realizada no dia 01 de julho de 2021.

Mantinha-se assim o impasse: sem consenso, ficaria mantido o s votos dos Sócios Natos _ vota e serem votados -, assim como a validade para os votos por procuração, uma das divergências que mais gerou discórdias na eleição frustrada do dia 10 de junho.

Sem acordo, apesar da decisão do Capitão dos Portos – leia documento no final da reportagem – que reconheceu como válido os argumentos da Chapa da situação, o presidente da chpa de oposição Carlos Guterres Moreira, em nome de todos os demais nomes da chapa, decidiu abandonar o pleito e retirar a candidatura. Um documento oficializando a decisão da Soamar-MA foi entregue e protocolado no dia 28 de junho, dois dias antes da data da nova eleição.

A decisão da Chapa de Carlos Guterres Moreira que abriu caminho para Sílvio e seus companheiros que só precisariam se aclamados, considerados o pleito ter se tornado de “chapa única”, onde apenas um voto seria suficiente para a eleição.

Desse modo,  nesta quinta-feira, dia primeiro de julho de 2021, o próprio Comandante Porto abriu os trabalhos, leu sua própria decisão considerando legal os tramites do pleito, e pediu ao Soamarinos Luiz Inácio Corrêa Filho que lesse a carta-renúncia da chapa desistente. Feito isso, foi aberta uma votação simbólica dos membros presentes da chapa “Chapa Almirante Inácio Belfort Vieira”, ato considerado suficiente para torna-la eleita, por aclamação, assumindo imediatamente a diretoria da Sociedade dos Amigos da Marinha do Maranhão.

CHAPA VENCEDORA: ALMEIRANTE MANOEL BELFOR VIEIRA

DIRETORIA EXECUTIVA

*** Presidente: Sílvio Lúcio de Oliveira Aguiar
*** 1º Vice-presidente: Lídia Pflueguer dos Santos
*** 3º Vice-Presidente: Luiz Inácio Corrêa Filho

CONSELHO DELIBERATIVO (TITULARES)

*** Luiz Augusto de Miranda Guterres Filho
*** Luiz Carlos Cantanhede Fernandes
*** José Gonçalves dos Santos Neto
*** Carlos Augusto Furtado Moreira

CONSELHO DELIBERATIVO (SUPLENTES)

*** Ricardo Micucci dos Santos
*** Nilo Alberto Monteiro de Carvalho
*** José Roberto Taranto

CONSELHO FISCAL (TITULARES)

*** Carlos Eduado Brandão de Albuquerque Neves
*** Ricardp Reis Rebelo
*** Nelson Ricardo Calmom Bahia

CONSELHO FICAL (SUPLENTES)

*** Sebastião Sousa da Silva Filho
*** Oswaldo Ferreira do Prado Fanco
*** Josivaldo Freire Reis

CARTA DO CAPITÃO DOS PORTOS VALINDADO AS REGRAS DO EDITAL QUE RECONHECIA A LISURA DO DOCUMENTOS CONTESTADO PELA CHAPA DE CARLOS GUTERRES

Capitão dos Portos do Maranhão determina nova data para eleições da Soamar-MA.

SOCIEDADE DE AMIGOS DA MARINHA NO MARANHAO – SOAMAR – MA
Ofício Circular Nº 01/2021.
Sede da Soamar – MA
Capitania dos Portos do Maranhão, Jenipapeiro.
São Luís-MA; 27 de junho de 2021

O Presidente do Conselho Superior da Sociedade dos Amigos da Marinha do Maranhão (Soamar-MA), Capitão dos Portos do Maranhão, Capitão de Mar e Guerra Alekson Barbosa da Silva Porto, no uso de suas atribuições considerando que:

É o representante da nossa Marinha do Brasil, perante nossa importante Soamar-MA, no Estado do Maranhão;

Em 10 de julho do corrente ano de 2021 estava programada a eleição da próxima diretoria da Soamar-MA (Conselho Executivo e demais integrantes da administração), entretanto, na ocasião, o Presidente do Conselho Superior da Sociedade dos Amigos da Marinha do Maranhão (Soamar-MA), Capitão de Mar e Guerra, Alekson Barbosa da Silva Porto, decidiu suspender a Assembleia;

Em reunião, com os dois candidatos à presidência da referida instituição, foram discutidos todos os assuntos atinentes a primeira reunião; e

Resolve que:

Para o prosseguimento do mesmo evento, fica designada a data de 1 de junho de 2021 às 17 horas, no mesmo local devendo serem observadas na eleição as Instruções Normativas da Soamar-MA e Soamar Brasil e do Conselho Superior da Soamar-MA.

Certo do bom entendimento de todos acerca da situação que todos passamos frente a pandemia, colho votos de estima e consideração de todos os integrantes desta Sociedade.

Alekson Barbosa da Silva Porto
Capitão de Mar e Guerra
Presidente do Conselho Superior da Soamar-MA.

CARTA RENÚNCIA DA CHAPA JOBERT JOSÉ SALGADO FILHO

À Secretaria da Sociedade de amigos da Marinha do Estado do Maranhão – Soamar.
Comunicado (FAZ)

A Chapa “José Salgado Filho”, vem através desta, comunicara a sua saída da concorrência às Eleições do Ano de 2021, por motivo de não concordar com os parâmetros exigidos, após suspensão da Assembleia do dia 10 de junho do corrente Ano.

Atenciosamente,
Carlos Guterres Moreira – Presidente da Chapa
São Luís, 28 de junho de 2021

 

Lugar: Portosma
Fonte: Redação
Data da Noticia: 03/07/2021