Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
Hoje é terça-feira, 28 de maio de 2024. Dia do Hambúrguer; do Ceramista; Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna; Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Mundial do Brincar # Futebol: jogam nesta noite pela Libertadores Atlético-MG x Caracas; Botafogo x Junior e Flamengo x Milionarios.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Soamar do Maranhão e Capitania dos Portos prestam homenagem ao Amigo da Marinha

A data de 6 de novembro, aniversário do Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, patrono das Soamares do Brasil, é dedicado ao Amigo da Marinha e comemorado em todo o país. No Maranhão, estado onde está a mais uma das Soamares mais atuantes, a data tem sido, ano após ano, comemorada em grande estilo. Desta vez, pandemia à parte, o presidente da entidade, Jobert José Salgado Filho, em parceria com a Capitania dos Portos, na pessoa do seu comandante, CMG Alekson Batista da Silva Porto,  promoveu um jantar em sua sede social, com duas finalidades básicas. Destacar a importância de soamarinos e soamarinas para a Marinha do Brasil e, também, levar a cabo mais uma, entre muitas realizadas este ano, ação social.

Desta vez, a diretoria da Soamar do Maranhão organizou uma campanha de doações de fraldas geriátricas que serão doadas ao Asilo de Mendicidade de São Luís. De acordo com o presidente Jobert Salgado Filho, todos os soamarinos responderam de forma bem satisfatórias. “Nos conseguimos arrecadar mais de mil fraldas que serão entregues ao Asilo e contribuirá de forma suplementar e necessária para a minimizar as dificuldades operacionais daquela instituição com os idosos que ali são atendidos”, observou o presidente da Soamar-MA.

Na fala do Capital dos Portos, mais uma vez, ela aproveitou a oportunidade para exaltar a pujança da Soamar do Maranhão e seus membros pela maneira excepcional com que demonstram em ações, gestos e palavras o amor pela Marinha. “Para mim, marinheiro de profissão e vocação, amar a Marinha é fácil, faz parte da minha vida. Para os senhores, com suas mais diversas profissões, esse sentimento se torna ainda mais relevante, pois se trata de um amor adquirido, explicito, verdadeiramente contagiante”, afirmou Comandante Alekson Barbosa da Silva Porto. Ele aproveitou, também, para antecipar o nome dos quatro novos Amigos da Marinha, aprovados pelo IV Distrito Naval, indicações feitas pela Soamar e Capitania dos Portos do Maranhão : Deurivan, David, Coronel Márcio Amaral e Tamara Viégás.

A mestre de Cerimônia, Valdina Borges, anunciou as presenças das diversas autoridades presentes – além do presidente da Soamar e do Capitão dos Portos – como do Presidente do Sindicato das Agências do Maranhão,  Noel Pereira Magioli Júnior; o ajudante da CPMA, Capitão de Fragata André Vinícius Faro Nunes; e o diretor presidente da Smart Pilots, empresário Nilo Alberto Monteiro Carvalho. Antes de convidar para o jantar, agradeceu as empresas parceiras do evento: Servimar Engenharia, Associação de Praticagem do Maranhão, Centro Elétrico, Smart Pilots, Internacional Marítima, Saveiros Camuyrano e Orizon Marítima.

Confira a seguir a íntegra do discurso do Presidente da Soamar do Maranhão, Jobert José Salgado Filho e a cobertura fotográfica do evento.

DISCURSO DO PRESIDENTE DA SOAMAR-MA, JOBERT JOSÉ SALGADO FILHO

Exmo Capitão de Mar e Guerra Alekson Barbosa da Silva Porto, Capitão dos Portos do Estado do Maranhão, amigos Soamarinos e Soamarinas, Minhas Senhoras, Meus Senhores, Boa Noite.

É com grande satisfação e alegria eu estamos hoje reunidos, dia 06 de novembro de 2020, para a comemoração do Dia Nacional do Amigo da Marinha, aniversário do Patrono das Soamares, Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, que com o propósito de agregar pessoas e personalidades motivadas a contribuir para aproximar a instituição da sociedade, desenvolver a mentalidade marítima e conscientizar setores estratégicos sobre a importância das atividades desenvolvidas pela Marinha, deu inicio a fundação da Soamar Brasil, e, através de nossas palestras, tem aumentado a percepção da sociedade sobre a importância do mar e águas interiores para o país, além de destacarmos as atividades desenvolvidas pela Marinha.

Ser amigo da Marinha e ser soamarino é privilégio para aqueles que amam a vida marinha e  se identificam com a nossa força naval, pois ser Amigo, no significado da palavra, é ter sentimentos de grande afeição, simpatia e apreço. É defender os preceitos idealizados pelo nosso patrono, entre os quais as ações cívicas e sociais.

Nesse sentido a Somar do Maranhão e seus soamarinos e soamarinas, tem apoiado a Marinha, através da Capitania dos Portos, trabalhando junto na divulgação das atividades marítimas, através das redes sociais e formatando projetos para captação de recursos humanos e financeiros, como em especial, na difusão dos projetos de interesse para a Marinha do Brasil.

O amigo da Marinha que se torna soamarino requer ter esses nobres sentimentos de amizade, dedicação e voluntariado, pois todas as ações desenvolvidas evolvem a participação presencial nas ações cívicas e sociais, contribuição mensal para a manutenção da entidade, ajuda na divulgação em organizações estudantis, como, também, em empresas da área marítima portuária, além do apoio incondicional as áreas da Capitania dos Portos do Maranhão.

Por fim, quero congratular-me com todos os soamarinos e soamarinas por este dia tão especial para todos nos que fazemos parte da instituição Soamar, que representa a amizade da MARINHA DO Brasil junto a Sociedade civil.

Parabéns a todos,
Viva a Soamar Maranhão
Viva a Marinha do Brasil.

Data da notícia: 09.11.2020