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14 dias depois, mega turbina chega ao seu destino em Santo Antônio dos Lopes

Na manhã desta quinta-feira (10) foi concluído o transporte da turbina geradora de energia, o objeto chegou ao seu destino, o município e Santo Antônio dos Lopes. O translado do objeto iniciou em 13 de outubro, no Porto de Albany, nos Estados Unidos, após 10 dias a turbina chegou no Porto do Itaqui. Mas somente no ultimo dia 27 começou a ser transportada rumo a Santo Antônio dos Lopes.

O objeto foi levado sobre um veículo transportador de 106 metros sendo escoltada por um grande aparato de batedores e de uma ponte metálica modular, utilizada sobre algumas pontes de concreto ao longo da BR-135. Ao longo de 14 dias foram percorridos 300 km, um dia a menos que o previsto. O deslocamento nos três primeiros dias aconteceram no período diurno. Nos dias subseqüentes os deslocamentos aconteceram durante a noite e madrugada, entre as 23h e as 05h da manhã. Na reta final, o transporte retomou o período diurno sendo concluído as 9h da manhã desta quinta-feira (10).

Sobre o gerador – O gerador tem 359 toneladas e é o equipamento mais importante de Parnaíba V, usina do complexo termelétrico que irá ampliar a segurança do sistema elétrico nacional. O equipamento faz parte de um projeto de eficiência energética, que vai gerar mais 385 megawhats (MW) no Maranhão, sem consumo adicional de gás.

Atualização da notícia em 10.12.2020

O transporte da mega turbina continua pela BR-135 e nesta quarta-feira (9), chegou ao km 265,em Capinzal do Norte. A ação de transporte do objeto é de responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal. A estrutura, de 106 metros e 355 toneladas, deixou o Porto do Itaqui, em São Luís em direção a Usina Termoelétrica de Santo Antônio dos Lopes, Parnaíba V, no dia 27 de novembro.

Além da Polícia Rodoviária Federal, trabalham no transporte da mega turbina uma empresa de construção. Durante o percurso, vários batedores da PRF garantem a segurança do transporte do equipamento. Além disso, é de competência da polícia realizar abertura e fechamento da rodovia quando necessário. De acordo com a PRF, o comboio com a Mega turbina geradora estacionou às16h30 para pernoite. Nesta quarta-feira (9) houve um adiantamento em relação à previsão de parada, que seria em Peritoró. Faltam 35 quilômetros do destino, a cidade de Santo Antônio dos Lopes/MA.

VEJA O QUE JÁ FOI PUBLICADO SOBRE O COMBOIO

Sexta-feira (27/11, o deslocamento da super turbina deixou o Porto do do Itaqui, em São Luís, até o município maranhense de Santo Antônio dos Lopes, a 310 km da capital, onde está instalada na Usina Termoelétrica de Parnaíba, administrada pela empresa Techint. O item, que pesa 359 toneladas, é apenas um entre as dez mil toneladas de equipamentos trazidos em dez navios, dos Estados Unidos até este estado brasileiro. Passados cinco dias, a Policia Rodoviária Federal informa que o comboio enconntra-se, nesta sexta-feira 5/12, passando pelo município de Santa Rita, Km 98 da BR-135, após o povoado Outeiro.

ENTENDA A OPERAÇÃO

De acordo com o gerente de Comércio Exterior e Logística da Techint, Carlos Eduardo Zani, todo este material representa a ampliação do projeto denominado “Parnaíba 5”, capaz de aumentar em 385 megawatts a produção de energia, por meio de gás natural. “Estamos fazendo a ampliação da usina, e fechamento de clico de Parnaíba 1”, destacou Carlos Zani.

O turbo gerador é um grupo eletrogêneo formado por uma turbina, um gerador e um condensador. São peças que trabalham conectadas. Carlos Zani explicou que o equipamento, que neste momento está a caminho de Santo Antônio dos Lopes, é apenas o gerador. A turbina, que já se encontra no pátio do complexo industrial da empresa na cidade de destino, foi levada para este município do Maranhão no fim de outubro de 2020.

O transporte do gerador, o maior desafio logístico até agora empreitado e assessorado pela Polícia Rodoviária do Maranhão, é feito por trens-tipo, que são dois tratadores, dois conjuntos de linha de 20 eixos, 400 pneus, e uma viga. A velocidade média do conjunto transportador – que deverá durar cerca de duas semanas – será de 7 km/h. Ainda de acordo com Carlos Zani, em setembro de 2019 foi realizado, no Maranhão, um evento com todas as autoridades ligadas ao transporte das peças envolvidos nesta operação, como Receita Federal, Emap, Dnit, Polícia Rodoviária.

“Neste evento, apresentamos projetos, e discutimos sobre a complexidade no transporte das dez mil toneladas de estruturas metálicas, e montamos o painel logístico. São mais de 300 quilômetros entre São Luís e Santo Antônio dos Lopes. Nos preocupamos com a vida humana, com o meio ambiente, e com o patrimônio, e a Polícia Rodoviária Federal está cumprindo um papel determinante no desenvolvimento da logística”, destacou Zani.

Segundo informações de Zani, a empresa Transdata – especialista no transporte de cargas complexas – desenvolveu um estudo geométrico estrutural, por meio de uma empresa qualificada e certificada pelo Dnit, que demonstrou que algumas pontes, pelas quais teria que atravessar o comboio, precisariam de reforço estrutural, durante o transporte do gerador. Por essa razão, foi desenvolvido um equipamento especialmente para ser sobrepostos as estruturas existentes, garantindo assim as condições necessárias para que as mesmas suportem o peso total da carga em questão. “Os 400 pneus são para a distribuição do peso, fazendo com que o solo suporte a carga. Porém, dez pontes, entre a região de Anchieta e a cidade de Miranda do Norte, fazem parte deste universo que vão precisar do reforço. Todas elas receberão essa estrutura que será uma sobre ponte metálica fabricada especialmente para esta operação”, informou Zeni.

Aos jornalistas, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal Américo Jovino, explicou que a logística realmente é bem diferente devido a composição do equipamento. “O transporte começou nessa sexta-feira (27), quando o gerador saiu da área do Porto do Itaqui. Agora, a carga vai até o posto da PRF, ali no Km 14, em Pedrinhas – São Luís, e vai passar por algumas inspeções ainda no trecho, a cada quantidade de quilômetros avançados, para depois ser levada para Santo Antônio dos Lopes”, informou.

Como era previsível, a carga gigante assim que atingiu o trecho principal da BR-135, na Vila Maranhão, e causou lentidão no trânsito, e até problemas de bitola enfrentou na altura do viaduto da Alumar. Superado esse obstáculo, os caminhões seguem viagem, agora intercalando trechos percorridos durante o dia e trechos que serão percorridos durante a noite. O inspetor Américo Jovino acrescentou também que a PRF vai disponibilizou durante a operação de transporte duas viaturas e 16 policiais rodoviários federais, na viagem, com objetivo de evitar qualquer tipo de ocorrência, seja ela acidentes de trânsito ou do tipo policial como roubos e furtos.

Intervenções no trânsito – O percurso do Porto do Itaqui até a cidade de Santa Rita, a 81 km de São Luís, realizado os dias de sexta. Sábado e domingo, está sendo  realizado somente durante o dia. Do município de Santa Rita até Miranda do Norte, a 124 km da capital, estão previstas sete interdições na BR-135, no período das 23h até às 05h, e segundo a Polícia Rodoviária vão ocorrer de 30 de novembro até o dia 6 de dezembro. Já entre as cidades de Miranda do Norte a Santo Antônio dos Lopes, a 310 km de São Luís, última etapa da operação, os deslocamentos vão acontecer somente durante o período da manhã. No calendário distribuído pela PRF, essa fase final está prevista para acontecer entre os dias 7 a 10 do próximo mês de dezembro.

Complexo Termelétrico Parnaíba – O Complexo Termelétrico Parnaíba é um conjunto de parques térmicos de geração de energia, situados na cidade Santo Antônio dos Lopes, no estado do Maranhão. O gás utilizado na geração de energia é produzido em campos localizados nas proximidades do complexo. Com 1,4 GW de capacidade instalada, a geração de energia representa 11% da capacidade de geração térmica a gás do Brasil. Atualmente, segundo a Wikipédia, esta é a maior termelétrica a gás natural do país. O estado do Maranhão é pioneiro na exploração de gás em terra firme e transporte por gasodutos até um parque termelétrico e o segundo maior produtor de gás em terra firme no Brasil. As cidades envolvidas na exploração de gás são: Lima Campos, Santo Antônio dos Lopes, Capinzal do Norte, Trizidela do Vale e Pedreiras.

Gás natural no Maranhão – Atualmente, a exploração de gás na Bacia do Parnaíba tem capacidade de produzir 8,4 milhões de m³ de gás por dia, explorados pela empresa Eneva, com a implantação de 153 km de gasodutos, ao custo do investimento de R$ 9 bilhões. Os maiores estados produtores, dados ainda do ano de 2018, foram: Rio de Janeiro (46%); São Paulo (17%); Amazonas (12%); Espírito Santo (9%); Bahia (6%); Maranhão (5%); Sergipe/Alagoas (3%); Ceará/Rio Grande do Norte (1%).

Município de Santo Antonio dos Lopes – A cidade de Santo Antônio dos Lopes é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população estimada em 2016 era de 14.237 habitantes. A cidade se encontra em pleno desenvolvimento graças a descoberta de gás natural na região, bem como os investimentos da Eneva (que substituiu a OGX). Estima-se que atualmente, a população de Santo Antônio dos Lopes seja de 30 mil habitantes. Nessa cidade, localiza-se o Complexo Termelétrico Parnaíba, um dos maiores complexos de geração de energia a gás natural da América Latina, com 1,4 GW de capacidade instalada.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: PFR/Jornal Pequeno/Redação
Data da Notí£©a: 28/11/2020