Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Syngamar presta homenagem as secretárias do setor portuário do Maranhão

Uma festa de comemorações e homenagens atípica marcou a solenidade promovida pelo Sindicato das Agências de Navegação do Estado do Maranhão – SYNGAMAR,  em parceria com a Soamar e a Capitania dos Portos pela passagem do Dia das Secretárias. Foi a primeira vez sem Jorge Afonso, e também a primeira com restrições no número de convidados e convidadas por conta da pandemia do coronavírus. Mesmo assim, e apesar dos inconvenientes e das tristezas provocadas pela saudade, o motivo principal de reconhecer o trabalho e a dedicação das operárias do dia a dia do setor portuário maranhense foi alcançado.

 
O presidente do Syngamar, Noel Pereira Magioli Júnior, abriu a solenidade com destacando o papel da secretária através da história e o seu propósito em fazer da empresa onde trabalha uma máquina azeitada e de funcionamento contínuo em benefício de todos. “No dia 30 de setembro de 1850 nasceu Lilian Sholes, filha do inventor da máquina de escrever, Christopher Sholes, e que viria a se tornar a primeira mulher a usar o “aparelho revolucionário” em público, tornando-se um símbolo durante a segunda fase da Revolução Industrial. Quando Lilian completou 100 anos (1950), muitas empresas, para comemorar o centenário da filha do inventor da máquina de datilografar, decidiram criar um concurso para eleger a melhor datilógrafa. O concurso fez muito sucesso e começou a ser repetido todos os anos. E como a maioria das participantes era secretárias, o dia 30 de setembro passou a ser popularmente conhecido como o “Dia da Secretária”, afirmou Noel Magioli, avivando a memória da categoria presente.

Depois foi a vez do Capitão dos Portos, outra novidade nesse evento considerando ser a sua primeira participação depois de assumir o Comando da Capitania em janeiro, fazer uso da palavra. Ele destacou a sua real felicidade em ver que uma entidade portuária, como o Syngamar, se preocupa em reconhecer o trabalho maravilhoso dessas colaboradoras de todas as horas do setor marítimo em geral. “Estou realmente impressionado e ao mesmo tempo maravilhado de participar de um evento como esse onde as homenageadas, todas elas, ajudam com trabalho e dedicação fazer o setor marítimo fluir de forma contínua e cada vez melhor”, afirmou o Comandante Alekson Barbosa da Silva Porto.

Dando continuidade as homenagens foi feito o tradicional sorteio de brindes as mulheres presentes, o corte do bolo, e o jantar. A secretária Elisa Silva, que falou em nome de todas, relembrou que por mais de três décadas de secretária da Mineradora Vale, aprendeu ser essa a profissão amor de sua vida e que o Syngamar, citando nominalmente Jorge Afonso, nunca deixou de reconhecer o “nosso dia” com eventos como esse.

EMPRESAS PARCEIRAS DO EVENTO E AGRADECIMENTOS: APEM, COPI, ORIZON MARITIMA, GRANEL QUIMICA, CPMA, SOAMAR, A M CARVALHO, PORTOS MA, SMART PILOT, MARANHÃO PILOT, VALE, BRISAMAR HOTEL, BRISTOL HOTEL, INSTITUTO EMBELEZE COHAB, E SERVIMAR ENGENHARIA.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Redação
Data da Notí£©a: 04/10/2020