Desde abril de 2002, o Porto do Itaqui conta com a parceria eficiente da operadora Companhia Portuária do Itaqui (COPI). Nesses 18 anos, a empresa buscou investir em equipamentos e mão de obra especializada, além de melhorar o planejamento dos serviços portuários e contribuir para o desenvolvimento do Maranhão.
Em 2015 a COPI passou a fazer parte um grupo de uma organização que integra empresas com especialidades reconhecidas, acumulando profunda experiência em diferentes áreas de negócios: operações portuárias, infraestrutura urbana, edificações civis e industriais, saneamento, obras de arte especiais, mineração, siderurgia, geração de energia, administração de rodovias e sistemas de água e esgoto em regime de concessão.
Dentro dessa política de expansão e investimentos o ano de 2020 começa com mais uma faina inédita na história da empresa com o Maranhão e o porto do Itaqui. Foi realizado com êxito a primeira operação de exportação de alimentos em Big Bags, um feito a mais entre tantos outros que marcaram o de 2019. A COPI ainda destaca a promissora parceria com empresas envolvidas e se diz honrada em participar desta operação.
Foram exportadas 7 mil e 500 toneladas, de produtos como, arroz, farinha e açúcar. A carga já deixou o porto do Itaqui e neste momento segue com destino a Venezuela embarcadas no navio MV Eemsgracht.
O novo terminal da COPI – A Companhia Operadora Portuária do Itaqui terá também a mais moderna infraestrutura do país para operação com fertilizantes e granéis de um modo geral com interligação do armazém ao berço 101 do porto, e deve iniciar as operações até o final de 2020. A expectativa é movimentar 3,5 milhões de toneladas de fertilizante/ano, com a logística de movimentação integrada à malha ferroviária da Norte-Sul.
Lugar: PORTOSMA
Fonte: COPI
Data da Notí£©a: 28/01/2020