Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Capitania e Soamar realizam um dia inteiro de ações sociais no dia do Marinheiro

Um dia inteiro de ação social e solidariedade. Assim pode ser resumida às 24 horas do dia treze de dezembro, comemoradas pela Marinha, através da Capitania dos Portos do Maranhão, e pela Soamar como sendo o Dia do Marinheiro. Numa intensa programação social que contou com a participação do Soamar através dos diretores Jobert José Salgado, Nan Souza, Carlos Guterres e Coronel dos Anjos e da Capitania dos Portos representada na parte da manhã pela Tenente Camila e na parte da tarde pelo próprio Comandante, CMG Márcio Ramalho Dutra e Mello. Foram duas as ações, e, em ambas, destacou-se, pela primeira Vaz na história da Sociedade Amigos da Marinha do Maranhão, o empenho fundamental das mulheres que hoje integram o Conselho de Mulheres Soamarinas, criado nesta gestão e já com excelentes trabalhos realizados junto às comunidades carentes da ilha de São Luís.

A primeira das ações do dia ocorreu na Comunidade de Coqueiro, a 35 km de São Luís, onde mais de 35 crianças, dos povoados de Portinho, Jacamim, Mapa, Baubai e Ilha Pequena receberam kits escolares, kits lanches e brinquedos. Os soamarinos e representantes da Capitania dos Portos foram recebidos pela Agente de Saúde Denise Lemos e contaram ainda com o apoio logísticos da GMS Brazil, do empresário Luíz Inácio Corrêa Filho e da Transportes Busy, do empresário Benedito Ubaldo. Além das crianças, também os adultos, mais precisamente os catraieros – barqueiros que realizam a travessia de pessoas da Ilha de Tauá Mirim até a Ilha de São Luís – receberam equipamentos de sobrevivência, tipo Coletes de Salva Vidas, além de instruções de como usá-los e da importância do mesmo para preservação da vida deles próprios e dos seus passageiros. Os coletes foram doados a Soamar pela Vale Mineradora.

Vale registrar que a Prefeitira de São Luís, através da Secretária de Educação, mantém um serviço diário de lanchas que diariamente fazem a travessias de dezenas de alunos de um lado ao outro da ilha de Tauá Miirim, sempre em dois horários: manhã  e tarde. Além da ação social da Soamar-Capitania dos Portos, a comunidade do Coqueiro terá ainda, no próximo dia 20 deste mês, uma outra manifestação social igualmente voltada para crianças e adultos.  A dupla de empresários Luiz/Danielle, da GMS, irá distribuir 500 cestas básicas para toda comunidade, além de muitos brinquedos que farão a festa das crianças ribeirinhas.

Na parte da tarde as ações se voltaram para a capital, São Luís, e desta vez o foco das ações Soamar e Capitania dos Portos se voltaram para fazer a alegria de pouco mais de 15 crianças portadoras do vírus HIV, assistidas pela Casa Sonho de Criança, uma entidade sem fim lucrativo que sobrevive de doações e atende, entre crianças e adultos, mais de três mil pessoas num tripé solidário representado por creche, abrigo de passagem e orfanatos. Além da Casa Sonho de Criança a entidade mantém também o Lar Irmã Mônica, este voltado para atender exclusivamente jovens e adultos.

Esse grupo de crianças, acompanhados por orientadoras e voluntárias da Casa Sonho de Criança, foram alvos de ações inesquecíveis, considerando que – para a maioria delas – foram experiências inéditas. Uma van da Capitania ficou responsável pelo translado do grupo até o Forte Santo Antonio, onde foram apresentados ao Museu e acervo que conta a história da navegação e da própria Ilha de São Luís. Depois receberam lanches e puderam assistir, também, a inauguração de uma sala museu, dentro do Museu de Santo Antonio, com peças doadas pelo Museu Marítimo da Soamar. “Trata-se de uma expansão importante da visibilidade da nossa Soamar e da Capitania dos Portos, considerando ser este um local que converge centenas de pessoas todos os dias”, disse o Capitão dos Portos que estava na condição de homenageado também, por se tratar de um 13 de dezembro, Dia do Marinheiro. Coube ao diretor artístico da Soamar Nan Souza, falar em nome da entidade e da felicidade que esta parceria representa para a Soamar do Maranhão e a Marinha do Brasil.

Para fechar o dia, todos a bordo: Capitão dos Portos, soamarinos, mulheres do Conselho Feminino da Soamar, professoras, orientadoras, voluntarias e crianças. Tendo como base de apoio a AVEN, na Península da Ponta D´Areia, o grupo embarcou no Catamarã Larabela, uma confortável embarcação de 45 pés, para o momento mais esperado pelos meninas e meninas da Casa Sonho de Criança: o passeio no mar. A embarcação atravessou todo o braço de mar até o Palácio dos Leões, para em seguida percorrer a Beira Mar, contornar a Ponte de São Francisco e retornar ao ponto de origem. Um passeio pequeno pela distância percorrida, mas gigantesco pelo significado na vida dessas crianças que vivem – e sobrevivem – do dia de hoje e da esperança do amanhã.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Redação
Data da Notí£©a: 01/01/2020