Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Capitania dos Portos do Estado do Maranhão comemora o Dia do Marinheiro

Durante cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro, ocorrida na última quinta-feira, 12, na sede da Capitania dos Portos, no Jenipapeiro, a Marinha e a Sociedade Amigos da Marinha realizaram em conjunto a solenidade alusiva ao Dia do Marinheiro. Com o comando do Capitão de Mar e Guerra, Márcio Ramalho Dutra e Melo, Capitão dos Portos do Maranhão, o evento teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro e, logo em seguida, lida pela Vogal e Mestre de Cerimônias, Tenente Camila, ouviu-se as mensagens do Comandante da Marinha, Almirante Ilques Barbosa Júnior, e do Presidente da República do Brasil, Jair Messias Bolsonaro.

Durante a leitura da Ordem do Dia, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra, Ilques Barbosa Júnior, apresentou os desafios atuais como o processo de territorialização dos oceanos, o tráfico de drogas e armas, a pirataria, as questões indígenas e ambientais, os desastres naturais, o acesso ilegal a conhecimentos das Amazônias Verde e Azul e os crimes ambientais. O comandante também citou a participação da Marinha na Operação Verde Brasil, que combateu os ilícitos ambientais e queimadas na Amazônia Legal entre 24 de agosto e 24 de outubro, e na Operação Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida, que desde 02 de setembro promove ações de limpeza, monitoramento e investigação sobre os responsáveis pelo derramamento de óleo no litoral brasileiro. “A Operação Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida continua. Em janeiro, iniciaremos a tradicional operação verão 2019-2020 mares seguros e limpos”, prometeu o Comandante da Marinha.

Por sua vez, o presidente Jair Bolsonaro defendeu a valorização das Forças Armadas para garantir as riquezas do Brasil e fornecer segurança para o progresso da nação. “Devemos sempre ter em mente e ser grato a essas pessoas, que por vezes sacrificando a própria vida ou a própria reputação, permitiram termos um Brasil como esse à nossa frente hoje em dia”, resssaltou. O presidente ainda agradeceu o apoio da população e de diferentes instituições no pelo trabalho realizado para o Brasil. “Os nossos desafios são muitos. Ninguém pode nada sozinho. Aí eu tenho a gratidão às Forças Armadas, a população como um todo e a Câmara e ao Senado, que têm nos ajudado a construir esse futuro. Sem se esquecer do Poder Judiciário, em especial o nosso Supremo Tribunal Federal, que muitas medidas têm nos ajudado a garantir a governabilidade”.

Durante a cerimônia foram entregues duas Medalhas de Amigo da Marinha aos agraciados Marcos da Silva Davi, apresentador de TV e ao empresário Felipe Maranhão Mussalém, missão levada a efeito pelo Comandante Dutra e pelo presidente da Soamar Maranhão, Jobert José Salgado Filho. A fazer uso da palavra, já no encerramento da solenidade, o Capitão dos Portos explicou o porquê da antecipação da comemoração da data em um dia e agradeceu a todos os presentes, repetindo o que já dissera antes em uma cerimônia anterior: “Nós, a Marinha do Brasil, é que somos gratos a todos vocês, homens e mulheres, marinheiros ou não, pelo muito que fazem por esta força, pelo mar e pelo Brasil”. Uma quebra de protocolo foi autorizada previamente para que o Comandante Dutra fosse agraciado com a medalha de Honra ao Mérito Deputado João Evangelista, um reconhecimento do seu trabalho a frente dos portos do nosso Estado e a ele agraciada pela Associação dos Ex-Deputados do Estado do Maranhão, representada na ocasião pelos ex-parlamentares e soamarinos Carlos Guterres e Nan Souza.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Redação
Data da Notí£©a: 14/12/2019