Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024. Dia do Pedagogo; do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; dia Mundial das Abelhas; dia Nacional do Medicamento Genérico; aniversário de Palmas; Dia do Comissário de Menores e dia Mundial da Metrologia # Futebol: Sampaio 0x0 CSA de Alagoas; Cametá x Moto 1x4 Cametá e Maranhão 4x0 Águia do Marabá.
+32
°
C
+32°
+25°
São Luís
Domingo, 12
Ver Previsão de 7 Dias

maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Comandante do IV Distrito Naval empossa a nova diretoria da Soamar do Estado do Maranhão

Na presença do VA Newton, a passagem da Cana do Leme

Uma noite de grandes e marcantes discursos marcaram a solenidade de posse de Jobert José Salgado Filho como o novo presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha do Estado do Maranhão – Soamar-MA, eleito para comandar os destinos da entidade pelos próximos dois anos. Presidida pelo Comandante do IV Distrito Naval, o Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto, a solenidade cívico-militar, contou ainda com as participações do Capitão dos Portos do Maranhão, CMG Márcio Ramalho Dutra e Melo; Desembargador Jorge Rachid; o presidente do Syngamar Jorge Afonso; além dos comandantes do Centro de Lançamento de Alcântara e do Batalhão de Infantaria da Selva.

Tendo como Mestre de Cerimônia a Tenente da Reserva da Marinha Gianna Duarte, todos foram convidados a cantarem o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, abrindo os discursos, falou Orson Antonio Feres, então presidente da Soamar do Maranhão e Vice-Presidente da Soamar Brasil. Disse ele: “Neste momento, ao avistar o atracadouro no que será a minha última atracação neste terceiro ciclo na presidência desta Soamar, e ao deparar-me com o término da minha singradura, meu coração enche-se de um sentimento ambíguo, misto de nostalgia e de alegria, criado ora pelo fim do mandato, ora pela reconfortante sensação do dever cumprido”. Antes de concluir, se dirigindo ao seu sucessor, observou que a “A Nau Soamar-Ma  iniciará uma nova jornada. Acredito nisso e sempre marcharei ao lado de vocês. Para isso é fundamental o apoio ao presidente Jobert”. E concluiu: “Amigo, tenho plena confiança que todos os seus atos sempre serão em prol da Soamar e da Marinha. A Marinha conta com todos nós”.

Em seguida falou o Comandante do IV Distrito Naval, que se disse honrado em representar a Marinha num evento de tamanha envergadura que é a troca de comando de uma Soamar como a do Maranhão. Saudou a todos, em especial ao ex-presidente Orson Feres e ao atual Jobert Salgado, além do CMG Márcio Ramalho Dutra, Capitão dos Portos e Presidente do Conselho Superior da Sociedade de Amigos da Marinha do Maranhão. “O vinculo da sociedade Civil com a Marinha de Tamandaré, aqui representada pela Soamar Maranhão, representam uma simbiose incorruptível. Essa relação nos remete aos primórdios das Soamares iniciada na cidade paulista de Santos em 1972, e no pioneirismo do Almirante Maximiano Eduardo Silva da Fonseca, ex-ministro da Marinha, cuja atitude visionária lhe rendeu o título de Patrono das Soamares de todo o Brasil”, afirmou Almirante Newton de Almeida Costa Neto. O Almirante Newton lembrou também que hoje existem mais de 55 entidades no Brasil e em Portugal e todas elas focadas nas rodas das virtudes cujo Norte aponta sempre para a honra, agregando respeito e segurança naval. E concluiu: “Os aguerridos membros da Soamar do Maranhão justificam e honram a palavra Amiga em toda a sua plenitude. Viva a Marinha, Viva o Brasil”, finalizou.

Ato contínuo, seguindo a tradição soamarina e marinheira, o Comandante do IV Distrito Naval oficializou a passagem da “Cana do Leme” das mãos de Orson Antonio Feres para as mãos de Jobert José Salgado Filho, tornando assim empossado o novo presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha do Estado do Maranhão, o décimo da sua história.

Já empossado. Jobert fez o último discurso da noite. Entre promessas, compromissos e agradecimentos, se manteve fiel a citação que usaria no final, quando recorreu ao poeta Khalim Gibram para afirmar que “A razão e a paixão são o timão e a vela de nossa alma navegante”. Abriu sua fala agradecendo a presença de cada um dos membros da nova diretoria, das autoridades de Marinha, Exército, Aeronáutica e aos seus familiares e amigos. No seu discurso, fez questão de listar alguns compromissos, tais como “reorganizar a parte administrativa da entidade; restaurar a estrutura física e partes históricas do Museu; integrar o acervo histórico a eventos culturais da Soamar em parceria com as instituições de ensino da capital maranhense; reaproximar os soamarinos, sobretudo aqueles que se encontram afastados da instituição; prestigiar a participação das mulheres soamarinas no dia a dia da entidade; promover a cooperação da Soamar com as demais instituições sociais do Maranhão; manter e ampliar o engajamento da Soamar e dos soamarinos as campanhas cívicas promovidas na capital e no interior; e aprimorar a divulgação das atividades da Marinha do Brasil, em especial aquelas voltadas para a educação e formação de seus oficiais”.

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: JOBERT JOSÉ SALGADO FILHO
1º Vice-Presidente: JORGE AFONSO GUAQLIANE PEREIRA
2º Vice-Presidente: SÍLVIO LÚCIO DE OLIVEIRA AGUIAR

CONSELHO DELIBERATIVO – TITULARES

1 – CARLOS GUTERRES MOREIRA
2 – RUBEM OMAR ROVIRA
3 – RONILDO JOSÉ SOARES DE CARVALHO
4 – JOSÉ RAIMUNDO NOGUEIRA DOS SANTOS
CONSELHO DELIBERATIVO

SUPLENTES

1 – LUIS CARLOS CANTANHÊDE FERNANDE
2 – NEMÉSIO BRANDÃO NEVES
3 – JOSÉ ROBERTO TARANTO
4 – LUCIANA MARIA RIBEIRO MORAES RÊGO

CONSELHO FISCAL – TITULARES

1 – COMANDANTE CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE ALVES
2 – EULÁLIA DAS NEVES FERREIRA
3 – DORIAN RIKER TELES DE MENESES

CONSELHO FISCAL – SUPLENTES

1 – ALFREDO DE SOUSA
2 – NILO ALBERTO MONTEIRO CARVALHO
3 – CÉLIA DA CÂMARA BATISTA

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Soamar/Redação
Data da Notí£©a: 15/07/2019