A Vale divulgou ontem fotos do megacargueiro Vale Maranhão, que atracou na última quinta-feira (24) no Píer IV do Terminal da Ponta da Madeira. A embarcação da classe Valemax, que homenageia o Maranhão, deve deixar São Luís na noite deste sábado depois de receber, em seus 10 porões, quase 400 mil toneladas de minério de ferro. A viagem do Vale Maranhão, além de histórica por perpetuar o estado em super graneleiro da classe valemax, serve, também, para ratificar a capacidade operacional do Pier IV, que está operando em caráter experimental, uma vez que ainda não foi oficialmente inaugurado pela Vale.
A embarcação, segundo o jornal “O Estado do Maranhão” estava na Baía de São Marcos desde o dia 12 deste mês, aguardando para atracar e receber o seu primeiro carregamento de minério de ferro. O navio tem 361 metros de comprimento e 65 metros de largura, com 403,8 mil toneladas de porte bruto e previsão de carga de 380 mil toneladas. É mais um gigante que compõe a frota da classe Valemax, atualmente os maiores mineraleiros do mundo, encomendados, desde 2008, a estaleiros chineses e sul-coreanos como o Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering, STX Offshore & Shipbuilding, Jiangsu Rongsheng Heavy Industries e Bohai Shipbuilding Heavy Industry. O Vale Maranhão é um dos últimos Valemax para compor uma frota de 35 embarcações, cada uma com capacidade máxima de carga de 395 mil toneladas, destinada a embarcar minério de ferro extraído da Serra de Carajás, no Pará, para o mercado internacional.
Antes de vir para sua viagem inaugura, o Vale Maranhão passou por um rigoroso período de teste de navegação no mar do Japão em fins de agosto deste ano. Monitorado pelo site Marínner Trafic, o gigante cruzou o oceano Índico, próximo à costa leste da África do Sul e atingiu o Atlântico para chegar ao Brasil. O Vale Maranhão é um dos últimos Valemax encomendados a estaleiros da China e da Coreia do Sul, que vão compor uma frota de 35 embarcações, cada uma com capacidade máxima de carga de 395 mil toneladas, destinada a embarcar minério de ferro extraído da Serra de Carajás, no Pará, para o mercado internacional. Outro Valemax que deve iniciar em breve a fase de testes de mar, segundo fontes do setor portuário, é o Vale Ponta da Madeira, que ainda está em fase de construção no estaleiro a STX Offshore & Shipbuilding, da Coreia do Sul, também responsável pelo Vale Maranhão, assim como o Vale Brasil, o primeiro da frota, que realizou o carregamento inaugural no TPM em maio de 2011.
Além do Terminal de Ponta da Madeira, os Valemax também atracam no complexo portuário de Tubarão, no Espírito Santo, onde a mineradora Vale mantém um sistema logístico, que passou por processo de dragagem para receber os megacargueiros. Além de Ponta da Madeira e Tubarão, os navios atracam regularmente nos portos de Taranto (Itália), Roterdã (Holanda), Sohar (Omã), Oita e Kimitsu (Japão) e Mindanao (Filipinas), e nas duas estações de transferência de minério da Vale em Subic Bay, nas Filipinas. Até o fim deste ano, os mineraleiros também vão passar a atracar no terminal marítimo e centro de distribuição da empresa na Malásia.
OBS: O navio que “nasceu” Vale Maranhão”, em 2013, passou pouco mais de 12 meses com esse. Em 2014, mudou o nome, de forma definitiva, para “SEA MARANHÃO”.
Lugar: PORTOSMA
Fonte: O Estado/Vale/Redação
Data da Notí£©a: 13/12/2013